A Associação Dr. Hemerson Casado Gama realiza no próximo domingo (21) a I Caminhada de Combate a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), a partir das 8h, em trecho da Avenida Sílvio Viana, na Ponta Verde, conhecida como rua fechada para lazer. A concentração será próxima ao Pavilhão de Artesanato (início da rua fechada) e o percurso se encerra em frente a Márcio Raposo Imóveis. Participam do evento os portadores da ELA e de outras doenças raras, familiares, amigos, estudiosos e simpatizantes da causa.
O evento – que está sendo coordenado pela Associação Dr. Hemerson Casado Gama – segue até as 13h com distribuição de material educativo sobre a doença, divulgação das ações da instituição e venda de camisas. De acordo com o presidente da instituição, Hemerson Casado, o objetivo é mobilizar a sociedade para o problema que, por ser subfinanciado pelo governo e pouco pesquisado, tem assustado portadores, familiares e pessoas que convivem com a doença.
A caminhada tem ainda o propósito de conseguir patrocinadores e voluntários para a Associação, que precisa de apoio não somente do poder público, mas da sociedade. Antes e durante o evento serão vendidas camisas por R$ 20 com o intuito de angariar recursos para a entidade. Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato pelo email associacaohmersoncasado@
Sobre a ELA
Estudos comprovam que os portadores da doença têm mais de 40 anos e, em sua maioria, são do sexo masculino. Revelam ainda que A ELA tem relação com o estresse intenso, físico, mental e emocional. Dados extraoficiais mostram que a doença é 10% genética e 90% esporádica.Apesar de ser uma das patologias mais temidas, os estudiosos e pesquisadores ainda sabem pouco sobre o assunto.