Jovem é preso suspeito de realizar arrombamentos em residências de Penedo

Ascom/PCJosé Ailson

José Ailson

Com apenas 22 anos, ele já possui uma extensa ficha criminal, com vários arrombamentos a residências, invasão e furtos em Penedo, somando 19 passagens pela polícia. José Ailson dos Santos se especializou em casas de alto padrão, ao que indica, que o suspeito estudava seus alvos. Na lista, nos últimos meses, residências de empresários e, até, de um policial que teve uma arma levada e um valor em dinheiro não divulgado.

Porém, na tarde deste domingo (14), ele acabou sendo preso, quando tentava invadir mais um imóvel, localizado agora na movimentada Avenida Wanderley. O suspeito primeiro pulou o Colégio Estadual Teotônio Ribeirinho, para em seguida tentar invadir uma residência ao lado.

Quando graças a ação rápida de um popular que acionou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do 11º BPM de Penedo, acabou sendo preso em flagrante. De pronto, a primeira vítima a partir do circuito interno de segurança, o reconheceu e foi até a 7ª DRP de Penedo.

“Ele invadiu nossa fábrica no dia 24 de abril, e ficou das 12hrs às 14h30min, vasculhando tudo e ainda foi até minha casa. O criminoso pulou o muro e cortou os fios da cerca elétrica e arrancou as sirenes do sistema do segurança. Apenas ele entrou no imóvel, não sabemos se tinha alguém do lado de fora dando cobertura”, contou o proprietário da fábrica Biscoito Caseiro D’Lícia, Alexandre Malta.

O sistema de segurança da casa e da fábrica é composto por 16 câmeras, cerca elétrica e várias sirenes. “Como não guardo dinheiro dentro da fábrica, toda movimentação financeira é realizada por banco, pagamento de fornecedores e funcionários, ele roubou apenas cerca de R$ 360 em moedas e cédulas de 2 e 5. Esse dinheiro é de pequenos clientes que vão até a fábrica e compram uma ou duas pequenas caixas. Agora, queremos reaver as joias da minha mãe, que são da família e possui um grande valor sentimental”, acrescentou o empresário.

José Ailson dos Santos conseguiu localizar um cofre onde as joias estavam. Para isso, vasculhou cômodos da casa, em um dos quartos arrancou o espelho de um guarda-roupas, em seguida, foi até um dos banheiros, retirou um espelho falso dentro de uma farmácia e conseguiu localizar o cofre onde os objetos estavam.

O cofre eletrônico não estava fechado, apenas a porta encostada. “Não sei como, mas ele conseguiu localizar o cofre. Minha mãe tinha deixado aberto, sem o segredo, apenas encostado. Foram cerca de 20 joias dela. Neste dia estávamos fora da cidade e eu tinha dado folga a dois funcionários que ficam quando viajamos. Todos os passos dele foram gravados, por isso, conseguimos identificá-lo”, disse.

Alexandre Malta já foi até à delegacia com os vídeos, que ajudaram na sua identificação. A qualquer momento, o receptador não só das joias, mas de todos os pertences roubados dos vários imóveis em Penedo, poderá ser identificado e preso.

“Apesar de ter um grande aparato de segurança, que contribuiu com sua identificação, vou reforçar ainda mais. A vida de meus familiares vale muito. Prevenção é tudo”, concluiu o empresário.

Como atuava?

Nos últimos dois meses, pelo menos seis imóveis de alto padrão, de empresários com alto poder aquisitivo em Penedo, foram alvos do criminoso que reside na Rua Lauro Neto, bairro Santa Cecília, popular Matadouro. Ao que indica os levantamentos policiais, seu modo de agir, as vítimas eram estudadas. Em alguns casos, os imóveis foram invadidos à luz do dia, no momento que os proprietários saiam para trabalhar. Em outros casos, aos finais de semana. Nos últimos crimes, uma casa de um agente da Polícia Civil também foi invadida. José Ailson dos Santos, 22 anos, levou uma arma e uma quantia em dinheiro.

Várias passagens

O suspeito entrou para o crime ainda adolescente, com várias passagens pela 7ª Delegacia Regional de Penedo. À polícia pede para possíveis vítimas que compareçam na delegacia para prestar queixa e ajudar na sua identificação.

Na ficha, nove arrombamentos de domicílios e duas violações de imóveis. O suspeito também já cumpriu pena na capital de Sergipe, Aracaju. Por meses, ficou fora da cidade, de onde foi expulso por desafetos da localidade que mora. José Ailson dos Santos, 22 anos, se encontra à disposição da Justiça. Ainda contra ele, uma investigação por estupro na parte alta de Penedo.

Fonte: Aqui Acontece

Veja Mais

Deixe um comentário