Expulso por ter chutado a bola em cima de Armero e tentado desferir uma cabeçada zagueiro Murillo depois da derrota do Brasil por 1 a 0 para Colômbia, na última quarta-feira, em Santiago, Neymar está fora da Copa América. O atacante foi julgado pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol nesta sexta-feira à tarde e acabou pegando quatro jogos de suspensão – além de uma multa de 10 mil dólares. A punição mínima para agressão, segundo o artigo dez do regulamento disciplinar da entidade, é de três partidas. O brasileiro teve a pena aumentada por ter xingado o árbitro chileno Enrique Osses de “filha da p…”, segundo o relatado na súmula. A CBF deve entrar com recurso nas próximas horas e pedir a redução da pena para três partidas.
Com o gancho de quatro jogos, o camisa 10, que já iria desfalcar o Brasil diante da Venezuela, no domingo, em Santiago, por enquanto também ficará ausente caso o Brasil vá avançando até a decisão: seriam mais três jogos até lá, nas quartas, semifinal e a própria final (ou disputa do terceiro lugar).
O documento de defesa da CBF, que foi em vão, argumentou que Neymar foi provocado e hostilizado pela arbitragem durante toda a partida no Estádio Monumental e só teria chutado a bola na direção de Armero porque ele achava que o confronto não havia sido encerrado.
A expectativa é que a entidade entre com o recurso já neste sábado, quando o documento da suspensão for divulgado e, assim, a defesa para a diminuição da punição seja formulada. No entanto, mesmo em caso de vitória, Neymar teria que cumprir, pelo menos, a pena mínima (três jogos), voltando apenas em uma eventual final ou disputa de terceiro e quarto. O recurso será julgado pelo equatoriano Guillermo Saltos, do Comitê de Apelações.
O atacante colombiano Bacca, que deu um empurrão pelas costas do camisa 10 e desencadeou a confusão ficar generalizada, foi punido com dois jogos de suspensão.
Sem Neymar, Dunga deverá optar pela volta de Philippe Coutinho ao time titular nos próximos jogos. O camisa 21, aliás, foi testado no time no treinamento desta sexta-feira em Santiago.