Terceiro dia de festa no São João dos 200 anos de Maceió e nem de longe a quantidade de pessoas no Arraial Central, no estacionamento de Jaraguá, lembrava uma noite de início de semana. Nessa segunda-feira (22), os artistas Anderson Fidélis, Wilma Araújo, Xameguinho, Claudio Rios e Samyra Show com o Forró 100 % subiram ao palco para cantar e contribuir com a homenagem do Município aos artistas alagoanos Clemilda e Gerson Filho.
O evento faz parte da comemoração do bicentenário da cidade e está sendo promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que montou uma grande estrutura no Estacionamento do Jaraguá para receber diversas atrações musicais até o dia 29 deste mês.
Samyra Show.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O primeiro artista a se apresentar foi Anderson Fidellis, natural de Maceió. Ele descreveu a oportunidade do show como um momento de muita felicidade. “Uma alegria sem tamanho tocar nos festejos dos 200 anos da minha Maceió. Para esse show nós fizemos uma pesquisa rica acerca do baião e da música brasileira. Fico realmente muito feliz de subir nesse palco, com essa iniciativa da Prefeitura de colocar artistas locais e nacionais no mesmo patamar, desfrutando da mesma estrutura. Fico mais feliz, sobretudo, com a forma democrática que prefeitura está fazendo essa festa”, disse.
Em seguida, quem subiu ao palco foi a cantora Wilma Araújo. Ela atribui as oportunidades à política de editais adotada pelo Município. “Participo sempre que posso e é uma alegria ser selecionada, de forma democrática, para se apresentar nas festas do município”, afirmou.
Samyra Show. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Sobre o show, Wilma explicou que fez um passeio nos grandes sucessos da música nordestina. “Ano passado fizemos um show especial cantando Domiguinhos. Para este ano, trouxemos um apanhado de sucessos da boa música nordestina. Um show pensado com muito carinho para esse povo lindo de Maceió”, contou.
O cantor Xameguinho foi a terceira atração da noite e proporcionou ao público o mais autêntico forró nordestino. “Tocar nessa festa é um presente. Qualquer outro artista gostaria de cantar e sentir o carinho do público maceioense”, relatou.
Já Cláudio Rios, cantou sucessos memoráveis do forró. “É sempre muito bom tocar no São João de Maceió. A estrutura é das melhores e a receptividade na cidade é uma maravilha. Obrigado Maceió, obrigado prefeito Rui Palmeira pelo convite”,destacou.
Chegada a última atração, o forró tradicional deu espaço para o potencial vocal e pegada estilizada da cantora Samyra Show, que subiu ao palco acompanhada da sua banda, a Forró 100%.
Claúdio Rios. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
“Nós vamos agitar a cidade e esse público maravilhoso. Amo me apresentar em Maceió, essa terra de gente afetiva que sempre vibra com meus shows. No mais, essa iniciativa da Prefeitura de igualar os artistas locais e nacionais é sem precedentes. Feliz em fazer parte desse momento”, complementou a cantora que já tem 20 anos de carreira e coleciona participações em importantes bandas de forró.
O Arraial Central também conta com o Espaço Pé de Serra, que diariamente recebe representantes e amantes do autêntico forró pé de serra para animar as famílias e ressaltar o tradicional forró nordestino. Nessa segunda, os show ficaram por conta dos artistas Chico santos, Zé de Castro do Arcodeon e Milla do Arcodeon.
A presidente do Instituto de Previdência de Maceió (Iprev), Fabiana Toledo, prestigiou a terceira noite de festa. Para ela, essa é uma oportunidade de festejar e também celebrar a cultura local. “Temos uma raiz festiva, entendo essa festa como uma oportunidade de celebrar a alegria e a cultura do povo de Maceió, do nordestino. Mais uma linda festa para compor as comemorações dos 200 anos da nossa cidade”, ressaltou.
Nesta terça-feira (23), sobem ao palco os artistas Nando Cordel, Carlinhos do Nordeste, Banda Sanfoenaer, Chau do Pife e Tião Marculino. Já no espaço Pé de Serra, se apresentam o Trio Colibri, Djair e Vovô Edinho.
A homenagem a Clemilda e Gerson Filho , segundo o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, foi decidida em parceria com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas. Uma forma do Município agradecer a importância dos dois artistas para o desenvolvimento da cultura regional.