O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que os recursos recebidos pelo instituto iFHC não tem relação com política e partidos, segundo informações publicadas nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. FHC admitiu que a entidade pode ter recebido dinheiro de empreiteiras investigadas na Lava Jato, mas disse não ver problema nisso.
Segundo a publicação, Fernando Henrique Cardoso foi questionado sobre a diferença entre ele e o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberem dinheiro para fazerem palestras. O tucano teria dito que a diferença é que “a minha palestra eu dou e vocês assistem”.
O Instituto Lula recebeu R$ 3 milhões da Camargo Corrêa, de acordo com a Polícia Federal. Paulo Okamotto, presidente do instituto, foi chamado para explicar as doações na CPI da Petrobras e afirmou que os recursos recebidos são semelhantes aos feitos à instituições de outros presidentes.
A revista Época afirma que tanto o Instituto Lula quanto o iFHC receberam doações da Odebrecht. “Muita gente deu recurso (para o instituto), mas aqui é para fazer o que nós estamos fazendo, não tem nenhuma relação com política, partido”, disse Fernando Henrique, segundo a Folha.