Justiça diz que não há investigação sobre Lula na Lava Jato

Nota foi divulgada após consultor entrar com habeas corpus, sem que ex-presidente soubesse, para que político não fosse preso na operação

nota da 13ª Vara foi divulgada após ser apresentado um pedido de habeas corpus preventivo, em favor de Lula, mas sem o seu conhecimento, por um popular.
nota da 13ª Vara foi divulgada após ser apresentado um pedido de habeas corpus preventivo, em favor de Lula, mas sem o seu conhecimento, por um popular.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é investigado pela operação Lava Jato, que apura um esquema de bilionário de corrupção na Petrobras, informou nesta quinta-feira a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, que concentra as ações sobre o caso. A nota da 13ª Vara foi divulgada após ser apresentado um pedido de habeas corpus preventivo, em favor de Lula, mas sem o seu conhecimento, por um popular.

“A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do excelentíssimo ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma a nota divulgada pela Justiça.

O habeas corpus preventivo, proposto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região por um consultor de Campinas (SP), sem o conhecimento de Lula, foi rejeitado nesta quinta-feira pelo desembargador João Pedro Gebran Neto. “Cuida-se apenas de aventura jurídica que em nada contribui para o presente momento, talvez prejudicando e expondo o próprio ex-presidente, vez que o remédio constitucional (habeas corpus preventivo) foi proposto à sua revelia”, escreveu o desembargador em sua decisão.

A prisão do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, na última sexta-feira (19), gerou especulações na imprensa de que a Lava Jato estaria mais perto de alcançar Lula, devido à proximidade do ex-presidente com o influente empresário à frente do maior grupo de construção e engenharia da América Latina. O presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, também foi detido na sexta-feira.

A Lava Jato investiga um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, no qual empreiteiras teriam formado um cartel para vencer contratos de obras da estatal. Em troca, teriam pago propina a funcionários da empresa, operadores que lavariam o dinheiro do esquema, políticos e partidos.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário