Com a vitória, a Argentina se credencia para enfrentar o Chile na grande decisão da Copa América. As tradicionais seleções vão decidir quem fica com a taça no próximo sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago. A final promete ser acirrada, já que as duas equipes enfrentam uma longa fila pelo título. Se os argentinos não conquistam nada desde 1993, os chilenos nunca sentiram o gosto de conquistar a competição continental. Peru e Paraguai ainda jogam pelo terceiro lugar, sexta-feira, às 20h30, em Concepción.
Assim como na primeira partida da Copa América, Argentina começou melhor contra o Paraguai, mas sem aquela pressão e volume de jogo daquela ocasião. Mesmo assim os comandados por Tata Martino souberam aproveitar as oportunidades e conseguiram abrir dois gols de diferença. O primeiro veio em uma jogada de bolada parada, que terminou com o lateral esquerdo Rojo abrindo o placar. Na sequência, em um lance muito bem trabalhado pelo sistema ofensivo argentino, a bola passou de pé em pé até chegar em Messi, que serviu Pastore. O meia do Paris Saint-Germain bateu firme, no canto, sem chances para Villar.
Ao contrário do último encontro das seleções, o Paraguai não esperou o segundo tempo para reagir e, nos minutos finais da etapa inicial, descontou. Lucas Barrios, que está acertado com o Palmeiras , entrou no lugar do lesionado Roque Santa Cruz , aproveitou uma saída de bola errada dos argentinos e diminuiu a vantagem.
Argentina 1 x 0 – 14min do primeiro tempo
Messi bateu falta da meia esquerda, a zaga paraguaia não afastou e Rojo concluiu no canto direito de Villar
Argentina 2 x 0 Paraguai – 26min do primeiro tempo
Messi tocou para Pastore no ataque. O atleta invadiu a área e finalizou no canto direito de Villar
Argentina 2 x 1 Paraguai – 42min do primeiro tempo
Defesa argentina saiu jogando errado, Barrios foi acionado na entrada da área e acertou uma bomba no gol defendido por Romero
Argentina 3 x 1 Paraguai – 1min do segundo tempo
Pastore fez belo passe para Di María na área e o jogador finalizou no canto esquerdo de Villar
Argentina 4 x 1 Paraguai – 7min do segundo tempo
Messi puxou contra-ataque pelo meio e rolou para Pastore na área. O meia tocou na saída de Villar e o goleiro desviou para o lado. Di María ficou com a sobra e chutou para o gol vazio
Argentina 5 x 1 Paraguai – 34min do segundo tempo
Di María cruzou da esquerda, Agüero apareceu sozinho na área e cabeceou no canto esquerdo de Villar
Argentina 6 x 1 Paraguai – 37min do segundo tempo
Messi rolou para Higuaín na área e o atacante concluiu sem chances para Villar
Paraguaio imponente
Apalavrado com o Palmeiras, Lucas Barrios mostrou, mais uma vez, que tem estrela. Mesmo sendo reserva da seleção do Paraguai, o atacante termina a Copa América com três gols marcados, sendo dois contra a Argentina e um contra o Uruguai. Nas duas oportunidades, Barrios entrou no decorrer do jogo e marcou o gol que garantiu empates importantes aos paraguaios. Fora do torneio, ele deve chegar na próxima semana para realizar exames médicos e assinar com o clube paulista.
Provovação argentina
Depois do fim da primeira fase da Copa América, o chaveamento indicava um claro Brasil x Argentina para a semifinal, na cidade de Concepción. Porém, com a queda precoce da Seleção Brasileira, os argentinos tiveram que se contentar com uma decisão contra o Paraguai, mas não se esqueceram da história rivalidade. Torcedores levaram um cartaz que dizia: “amanhã é”, acompanhado de uma bandeira do Brasil, outra da Alemanha e um 2015, fazendo alusão ao vexame histórico dos comandados por Felipão na Copa do Mundo do ano passado.