Uma das mais importantes premiações de reconhecimento às Micro e Pequenas Empresas que otimizam sua produção com os conceitos de excelência na gestão – o Prêmio MPE Brasil – continua com as inscrições abertas. Até o dia 31 de julho, os empresários interessados em concorrer ao ciclo 2015 da etapa estadual do Prêmio, podem se inscrever gratuitamente através do sitewww.alagoascompetitiva.org.br.
As empresas participantes recebem uma avaliação da gestão e ficam mais bem preparadas para alcançar seus objetivos e metas. As organizações interessadas devem se enquadrar em características de normas nacionais, tais como: obter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal, ter domicílio fiscal em Alagoas e comprovar regularidade fiscal e estatuária da empresa inscrita.
Realizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Sebrae em Alagoas, o MPE Brasil premia as melhores empresas em gestão em todo o território brasileiro, com duas etapas, sendo uma estadual e outra nacional. A cada ano da competição, é destacada a excelência de negócios ligados às áreas da indústria, comércio, agronegócio, serviço de turismo, serviço de tecnologia da informação, serviço de saúde, serviço de educação e serviços, além dos destaques em responsabilidade social e em inovação.
Em 2014, mais de 1.760 empresas concorreram em Alagoas. A expectativa para este ano é que se tenha um aumento de, pelo menos, 10%. Segundo a superintendente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Isabella Bezerra, uma das maiores vantagens na competição é a possibilidade de crescimento que as empresas conquistam durante o processo.
“A nossa missão é promover ações de melhoria, a partir de um trabalho profissional, auxiliando as empresas participantes para que se tornem sustentáveis, contribuindo com o avanço do seu próprio estado. O empreendedorismo gera renda e, consequentemente, empregos para a população”, ressaltou a superintendente do MAC.
Como participar
Para concorrer é necessário o preenchimento do questionário de autoavaliação de Prêmio MPE Brasil. As organizações que conseguirem os melhores desempenhos receberão a visita de avaliadores capacitados e serão submetidos a uma banca técnica e uma banca de juízes. Os vencedores da etapa estadual concorrem em nível nacional e, somente os ganhadores desta última fase, participam de uma missão empresarial que reúne empresários de todo o Brasil.
“A partir da devolutiva dos questionários, os participantes poderão ver seus pontos fortes e oportunidades de melhorias. Com a aplicação do MEG, muitas empresas alinham sua gestão e potencializam a capacidade da organização institucional”, explicou Isabella Bezerra.
Última edição
Alagoas foi destaque na edição de 2014. Além de um aumento de 17% em número de inscrições em relação ao ano de 2013, duas empresas conquistaram o prêmio nacional, a Análise Assessoria Contábil e a Apícola Fernão Velho. Elas foram premiadas nas categorias Serviços e Destaque Inovação, respectivamente.
Em todo o país, 53 mil Micro e Pequenas Empresas participaram do último Prêmio MPE Brasil que é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).