Deve ser concluída nessa segunda-feira, 13, a transferência dos presos sob a custódia da Delegacia Regional de União dos Palmares. A transferência teve início no sábado, 11, com a remoção de 27 custodiados e será encerrada hoje, com os dois últimos presos.
De acordo com nota emitida na última sexta (10) pelo secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar, a transferência dos presos estava aguardando apenas a conclusão, ocorrida no último dia 8, da reforma do módulo 2 do Presídio Baldomero Cavalcanti, para onde serão transferidos 192 reeducandos condenados, abrindo vagas em outras unidades do Estado. Os presos transferidos foram distribuídos entre o Presídio do Agreste, Casa de Custódia e outras unidades prisionais.
A operação de transferência contou com forte aparato policial, três vans, 25 agentes penitenciários, além e agentes da Polícia Civil e foi coordenada pelo delegado regional de União dos Palmares, Isaías Rodrigues.
A situação da Delegacia de União havia sido denunciada no começo do ano pela Defensoria Pública do Estado. Na sexta, 10, o juiz Antonio Rafael Casado determinou o sequestro de R$ 1 milhão das contas do Estado e R$ 100 mil da conta do secretário de Defesa Social, caso a carceragem não fosse desocupada.
Em nota divulgada após a determinação judicial, Alfredo Gaspar afirmou que “o novo número de presos é consequência do trabalho eficaz das forças policiais que buscam constantemente garantir a paz da sociedade alagoana. Além das 192 vagas imediatas, também está prevista a abertura de mais 700 vagas na modalidade cogestão cujo processo licitatório está em tramite e que dentre em breve estará resolvendo o problema da população excedente e das delegacias da Polícia Civil. Uma prova de que a Defesa Social tem agido incansavelmente de acordo com a lei e, mesmo com todas as dificuldades, procurado amenizar todas as deficiências concernentes a esta pasta”.
Leia também: