Novos sistemas de dessalinização serão implantados no início de 2016

Secretário Alexandre Ayres informou aos prefeitos o empenho do Estado para entregar os aparelhos e substituir os que estão em estado precário

Ascom/SemarhAlexandre Ayres lembrou aos gestores alagoanos que, até o início do próximo ano, a Semarh entregará aos municípios 30 sistemas de dessalinização

Alexandre Ayres lembrou aos gestores alagoanos que, até o início do próximo ano, a Semarh entregará aos municípios 30 sistemas de dessalinização

A convite da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou, na manhã desta segunda-feira (13), de uma reunião com prefeitos para informar sobre o investimento do Governo do Estado na manutenção de dessalinizadores obsoletos e implantação de novos sistemas até o início do próximo ano.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, disse que o Programa Água Doce (PAD), que tem em seu escopo a implementação dos sistemas de dessalinização nos municípios, compreendia, até o ano passado, que a manutenção dos aparelhos precisava ser feito por intermédio dos moradores.

“Esta situação será modificada após o estado realizar o processo de licitação. A empresa que vencer vai implantar os sistemas de dessalinização e ficará responsável pela manutenção dos aparelhos. Com muito esforço do Estado, entendemos que a população beneficiada com o sistema não pode ter atribuição de manter o aparelho em funcionamento”, afirmou o secretário.

Alexandre Ayres lembrou aos gestores alagoanos que, até o início do próximo ano, a Semarh entregará aos municípios 30 sistemas de dessalinização. Esta realidade será possível devido ao empenho do Governo do Estado em garantir recursos com o Ministério da Integração Nacional na ordem de R$ 21 milhões. Ao todo, 101 sistemas estarão disponibilizados na região do Semiárido.

Ainda de acordo com o secretário, os sistemas que estão em estado precário serão substituídos ou será realizada, pelo Estado, a reposição de peças que estejam prejudicando o funcionamento do equipamento. Alexandre Ayres citou como exemplo o trabalho feito pela secretaria no município de Minador do Negrão.

“Em Minador do Negrão, constatamos que o sistema de dessalinização não estava funcionando devido ao fornecimento de energia elétrica. Entramos em contato com a Eletrobras Distribuição Alagoas e colocamos em debate esta situação. À base do diálogo, conseguimos resolver o problema na cidade”, destacou o secretário.

Previsão do tempo

O secretário Alexandre Ayres reforçou também que os municípios alagoanos, principalmente os que vivenciam e sofrem com os efeitos da estiagem, podem contar com a Semarh para ter acesso aos informes sobre a previsão do tempo.

Alguns prefeitos ainda não têm conhecimento deste mecanismo de fácil acesso publicado no site da secretaria, no endereço eletrônico www.semarh.al.gov.br. Os municípios podem cadastrar seus emails e receber diariamente as atualizações sobre as previsões climáticas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário