O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue, nesta quinta-feira (16), no rol de entrada da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ação, que visa estabilizar o estoque de sangue da unidade, ocorre das 8h às 16h, sendo destinada a comunidade acadêmica e os cidadãos que desejem se candidatar à doação de sangue.
Realizada graças à parceria com o Sindicato dos Servidores da Ufal, a coleta externa representa uma iniciativa para facilitar o acesso da população à prática da doação de sangue. “Além de atender em sua sede, o Hemoal realiza as coletas externas em igrejas, associações, sindicatos, universidades e escolas, para manter estabilizado o estoque e atender a demanda transfusional”, explica a diretora do órgão, Verônica Guedes.
Além da coleta externa que acontece nesta quinta-feira (16), na Ufal, os voluntários podem ser candidatar à doação de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima. Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e portar um documento de identificação com foto. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), são impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens deve respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.