O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta sexta-feira (24), das 8h às 13h, um evento de capacitação “Prevenção de Quedas e Outros Acidentes em Pessoas Idosas”. Destinado aos profissionais de saúde e a cuidadores de idosos, o curso será realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado à Rua Professor José da Silveira Camerino, 78, Farol.
Os fisioterapeutas Marcus Vinicius Lira, do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Proasi) da SMS, e Gabriella Costa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) comandam a palestra sobre a ‘Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas’. Em seguida, um representante da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), profere palestra sobre a ‘Prevenção e Atropelamentos em Pessoas Idosas’.
Após o intervalo, acontece uma apresentação de Capoeira Inclusiva da Associação de Pestalozzi. Em seguida, será vez das orientações gerais sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O último tema do encontro tem a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que fala sobre ‘Primeiros Socorros em Acidentes Domésticos com Pessoas Idosas: quedas, queimaduras, intoxicações e choques elétricos’.
Quedas
As quedas são um problema comum entre as pessoas idosas e são causadas tanto por fatores ligados ao estado de saúde, como uso de medicamentos, distúrbio de marcha, equilíbrio e fraqueza muscular e sedentarismo. Há também os fatores externos, dificuldades propiciadas pelo ambiente, como pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados e tapetes soltos.
A fratura de quadril é apontada como a maior causa de internação hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, no Brasil, 4.521 pessoas idosas sofreram algum tipo de queda. Destas, 875 necessitaram de internação hospitalar. A média nacional de idosos representa 13% da população total.
ONDE – Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – Rua Professor José da Silveira Camerino, 78 Farol
QUANDO – Sexta-feira , 24 de julho, da 8h as 13h
CONTATO – Denise Maia (coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso da SMS 99111-7695/ 3315- 5234)