Jogos Estudantis de Alagoas terão início nesta sexta-feira

Abertura oficial será às 16h no Rei Pelé; mais de 1.700 atletas competirão em 17 modalidades até o dia 2 de agosto

Assessorialarge

A maior competição do desporto escolar alagoano está para começar. Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), a edição 2015 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) terá início nesta sexta-feira (24) com abertura oficial às 16h no Estádio Rei Pelé e entrada gratuita para toda a população. Ao todo, 1.706 estudantes de 50 municípios alagoanos competirão em 17 modalidades esportivas até o dia 2 de agosto.

A edição deste ano tem números superiores aos registrados em 2014. No ano passado, somando-se os atletas que participaram das etapas regionais e estadual, 2.089 estudantes competiram. Em 2015, foram 4.675 participantes nas duas fases, 2.586 a mais do que no ano anterior. O número de escolas inscritas também aumentou, passando de 169 unidades para 253, ou seja, 84 instituições a mais.

O evento está dividido em duas fases: neste primeiro momento, que prossegue até o dia 28, haverá a disputa do handebol (modalidade que inscreveu mais atletas), basquete, voleibol, badminton, judô, ciclismo e luta olímpica. Já no período de 28 de julho a 2 de agosto, será a vez do atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal e as três modalidades paraescolares (bocha, atletismo e natação).

Programação 

A primeira partida será disputada antes mesmo da abertura oficial dos jogos com o duelo entre os colégios Marista e Objetivo no basquete masculino às 14h, no Pavilhão do Basquete, em Jaraguá.

O coordenador do Jeal pela SEE, Emanuel Amaral, promete um final de semana com muito esporte e emoção para a sociedade maceioense. “Teremos a disputa e premiação do judô, badminton, luta olímpica e ciclismo, esta última sendo realizada em Jaraguá. No sábado (25), também começam as partidas do voleibol no Santa Úrsula e do handebol no Cepa e nos ginásios Arivaldo Maia, no Jacintinho, e Tenente Madalena, na Cambona. Esta modalidade, inclusive, deverá ter a sua final disputada no dia 29 no Cepa”, adiantou.

Expectativa

Hospedados no Estádio Rei Pelé desde quinta-feira (23), atletas de escolas particulares e públicas de todo o Estado se mostravam ansiosos, mas também felizes por participar dos jogos.

É o caso de Rayanne Domiciano da Silva, 17 anos, aluna da Escola Estadual Quintela Cavalcante, em Arapiraca. Apesar da pouca idade, a garota já coleciona títulos em sua modalidade, a luta olímpica: em 2014, foi a campeã alagoana no Jeal e 4º lugar nos Jogos Escolares da Juventude. Este ano, a jovem já conquistou o vice-campeonato alagoano de Beach Wrestler e o vice-campeonato brasileiro de luta olímpica na categoria cadete (até 17 anos) em maio.

Em busca do bicampeonato no Jeal, Rayanne revelou que se preparou bastante para a disputa. Para ela, os jogos são uma experiência que vai além da prática esportiva. “Aqui conhecemos pessoas diferentes, de outros municípios e escolas e fazemos novas amizades. Tudo isso é muito bom”, afirmou.

Seu técnico, Roberto Souza, se mostra confiante no potencial de sua pupila. “Vamos em busca do bicampeonato e da participação nos jogos nacionais”, disse. 

Fonte: Ascom SEE

Veja Mais

Deixe um comentário