A quarta edição do Praia Acessível ocorre neste sábado (25), de 7h30 até 11h30, no início da orla de Pajuçara, numa realização da Prefeitura de Maceió com coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). São aguardadas mais de 120 pessoas atendidas pelas instituições sociais Fundação Casa do Especial (Funcae), Associação Pestalozzi, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e Associação dos Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apae) em uma manhã de banho de mar assistido, pesca acompanhada e várias atividades físicas e recreativas.
A ideia é proporcionar para esse público atividades diversificadas e, em cada edição, com a evolução do projeto, acrescentar outras que não estejam no cotidiano dos alunos. No total, serão realizadas nove etapas durante este ano uma vez por mês e sempre no último sábado de cada um deles.
De início, a abertura do Praia Acessível será feita de 8h com apresentação cultural de uma roda de capoeira e, logo após, o público vai poder participar de um libras oferecido pela AAPPE. De 9h, todos vão dançar ao som de variadas músicas e ritmos na oficina de ginástica no palco do espaço reservado ao evento. Uma grande novidade é a colaboração de um grupo de jovens estudantes intercambistas americanos que estão um período na Faculdade Estácio – uma das apoiadoras do Praia Acessível – e foram convidados a contribuir com esse sábado dedicado à promoção de lazer e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
“Toda a equipe da Semel e todos os parceiros estão empenhados em proporcionar um dia especial, com dedicação voltada ao bem-estar das pessoas que nesse sábado vão estar conosco durante o Praia Acessível”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.
Novidades do projeto
Segundo a coordenadora do projeto, Karina Kristian, a partir desta segunda edição o projeto conta também com a participação de pessoas com autismo e com deficiência visual, além de pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva que participaram da primeira edição do projeto. “Cada atividade tem sua especificidade, os participantes vão ter momentos de integração para que possamos estimular o convívio aliado ao esporte e lazer, ampliando o projeto com a inclusão dessas pessoas”, explicou Kristian. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-2752 ou neste link.