A Seleção Brasileira feminina de handebol conquistou nesta sexta-feira pela quinta vez seguida a medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos . Na decisão contra a Argentina, as atuais campeãs mundiais tiveram problemas apenas na primeira etapa, mas se recuperaram do susto no segundo tempo para vencerem por 25 a 20, no Exhibition Centre, em Toronto.
Na conquista do Pan do Canadá, a equipe comandada pelo técnico dinamarquês Morten Soubak foi impecável, vencendo quase todas as partidas com placar elástico. Com a conquista, a Seleção mantém um domínio de 16 anos no torneio feminino, já que foi campeã em Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011. A Argentina, por sua vez, é pela terceira vez seguida vice no torneio.
Do grupo atual, as experientes Alexandra Nascimento e Dani Piedade foram tetracampeãs pan-americanas. O Brasil utilizou os Jogos de Toronto como preparação para a defesa do título mundial (campeão em 2013 na Sérvia) em dezembro, na Dinamarca.
No primeiro tempo, a Seleção se surpreendeu com a Argentina. O treinador Eduardo Peruchena colocou o time ofensivo e abriu 4 a 1 em 3 minutos, chegando a liderar por 6 a 2 para desespero de Morten. O dinamarquês jogou o que tinha na mão no chão e pediu tempo para consertar o time.
A bronca funcionou. O Brasil saiu de um placar de 8 a 5 e buscou o empate por 8 a 8, quando Amanda Andrade marcou para as campeãs mundiais. A partir daquele momento, as duas seleções se alternaram na liderança do placar no ginásio lotado, sendo a maior parte da torcida pelo Brasil.