Santa Mônica promove atividades para conscientizar a necessidade e importância do aleitamento materno. (Foto: Divulgação)
Trabalhar, ser mãe e amamentar parece ser algo intangível para muitas mulheres. Foi exatamente com base neste cenário e nas dificuldades enfrentadas pelas mães que reconhecem a importância da amamentação que foi definido o tema da Semana Mundial da Amamentação 2015: “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”.
Com o propósito de divulgar a importância da proteção e apoio à mulher trabalhadora que amamenta para que ela possa conciliar de forma mais prazerosa a amamentação e o trabalho, a Maternidade Escola Santa Mônica realiza ações no período de 3 a 6 de agosto (vai até quinta-feira) como parte da programação da Semana Mundial de Amamentação 2015, celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto.
O objetivo é conscientizar e conseguir o apoio de todos os segmentos profissionais que empregam mulheres durante o período de amamentação.
De acordo com Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), muitas mulheres antecipam o desmame dos filhos para menos de seis meses (período mínimo indicado para alimentar o bebê exclusivamente com leite materno) pela impossibilidade de conciliar trabalho e amamentação.
A Semana Mundial da Amamentação é considerada um veículo para promoção da amamentação e ocorre simultaneamente em 120 países. O tema é definido, a cada ano, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA), lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.
Na Santa Mônica, as ações estão sendo conduzidas pelo Banco de Leite da maternidade e Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), em parceria com a Liga Interdisciplinar da Saúde da Criança, da Uncisal.
Confira a programação preliminar:
3 de agosto (segunda-feira):
Manhã: abertura da Semana Estadual da Amamentação, na antiga LBA (realização: Sesau);
Tarde: participação da Santa Mônica em um evento de Marechal Deodoro (palestra da Médica Andréa Pinheiro);
4 de agosto (terça-feira):
Manhã: participação da Santa Mônica em evento da Unimed (palestra da Dra. Andréa Pinheiro);
Tarde: Blitz da Amamentação e sensibilização junto aos profissionais da Santa Mônica (prédio-sede; responsáveis: Conceição Pessoa e Francimar Gadelha);
5 de agosto (quarta-feira):
Tarde: ação no Ambulatório da Santa Mônica (responsáveis: Fátima e Suely) e ação no Hospital do Açúcar (responsáveis: Elianete e alunos da Liga da Uncisal);
6 de agosto (quinta-feira):
Manhã: roda de conversa e panfletagem, no HGE (responsáveis: Celina e Edjane).