A cada rodada, o Sport vai dando provas de força na briga por uma vaga na Libertadores do próximo ano. E não é apenas o fato da equipe figurar no G4 em 14 das 16 rodadas disputadas. O histórico do Campeonato Brasileiro também joga a favor dos leões. Isso porque, o atual aproveitamento de 60,5% dos rubro-negros significaria classificação para a competição sul-americana em todas as noves edições da Série A disputada por 20 clubes nos pontos corridos, desde 2006. Sendo que em cinco, o rendimento renderia aos pernambucanos um vice-campeonato e em uma edição o próprio título.
Para efeito de comparação é preciso um exercício matemático. Transportando o atual rendimento rubro-negro para a última rodada do Brasileiro, o Sport terminaria o campeonato com 69 pontos, margem que nunca rendeu uma posição inferior a quarta colocação. Essa foi a pontuação, por exemplo, obtida por Corinthians e Internacional, terceiro e quarto lugares no ano passado. Ambos assegurados na Libertadores. Esse, no entanto, foi o pior cenário visto para uma equipe que terminou o ano com os atuais 60,5% de aproveitamento do Sport.
Para se ter uma ideia, esse rendimento seria suficiente para que uma equipe terminasse na segunda colocação nas edições de 2006, 2007, 2010, 2011 e 2013. Dessas, apenas o título do Fluminense de 2010 e do Corinthians, em 2011, foram decididos na última rodada. Por falar em título, o rendimento de 60,5% do Sport é superior ao obtido pelo Flamengo, em 2009, que levantou a taça com apenas 58% de aproveitamento. O menor percentual de um campeão nos pontos corridos.