O Ministério da Integração Nacional autorizou o empenho e repasse de R$ 10 milhões para os municípios alagoanos que sofrem com as consequências naturais da seca e da estiagem prolongada. O empenho e transferência de recursos foi autorizado para as ações da Defesa Civil do Estado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição desta quarta-feira, dia 6.
A portaria especifica ainda que o recurso será usado para contratação de caminhões pipas “em municípios atingidos pela seca ou estiagem no Estado de Alagoas”, estabelecendo ainda o prazo de 182 dias para a execução das obras e serviços”.
As atenções para os municípios afetados pela seca e pela estiagem vem mobilizando os gestores que ao longo dos anos deslocam recursos para o enfrentamento da problemática. Neste ano, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, convocou a imprensa para anunciar uma série de medidas para enfrentamento a seca, inclusive, com a construção de cinco mil cisternas só para Alagoas.
Leia também
Ministra anuncia 5 mil cisternas e propõe comitê para acompanhamento de água
Com 51 mortes, Sesau afirma que surto de diarreia está ‘quase controlado’
MP começa a investigar epidemia de diarreia em Alagoas
Outras ações também já foram anunciadas e, por meio da imprensa, assegurada a conclusão de obras no agreste e sertão que têm o Rio São Francisco o foco das ações.
Além das consequências da falta de água, os moradores das regiões que enfrentam a problemática sofreram também com o surto de diarreia, onde foram registrados mais de 50 mortes, em pelo menos 25 dos 102 município alagoanos.