Na manhã desta quinta-feira (6) alunos e professores do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte interromperam o fluxo de veículos nas Avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado e Rua Itabaiana, no Centro de Aracaju. Eles ocuparam as vias em protesto contra a falta de limpeza da escola, que não está sendo feita por causa da greve dos servidores da área administrativa do Governo do Estado.
Os manifestantes recolheram o lixo do pátio da escola e seguiram em caminhada até a porta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), onde despejaram a sujeira na calçada do órgão. De lá, eles retornaram para a instituição de ensino onde encerraram o protesto. Alguns grupos isolados decidiram ainda seguir para a Assembleia Legislativa (Alese).
“O colégio está sujo, falta merendeira e os alimentos estão perdendo o prazo de validade. Além disso, os livros não foram totalmente distribuídos e precisamos tirar cópia de alguns”, disse o estudante Fillipe Barbosa, aluno do 2º ano do Ensino Médio.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a limpeza da escola não está sendo realizada por causa da greve dos servidores. Ainda de acordo com a assessoria, a Seed não possui quadro de funcionários suficiente para atender a demanda. “Para tentar solucionar o problema, medidas judiciais serão tomadas, enquanto isso, a limpeza continua paralisada”, explicou o assessor.