Concurso do IBGE pode realizar até 900 contratações; entenda

ReproduçãoIBGE

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo  Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) a realizar um novo concurso com 600 vagas, mas elas podem chegar até 900 oportunidades.

De acordo com a Folha Dirigida, levando em conta o último concurso da fundação, em 2013, e a grande necessidade de pessoal do IBGE, existe uma projeção com um número maior de vagas. Ainda tendo em vista a última seleção, caso solicite novamente o adicional de 50%, o órgão contrataria 900 aprovados neste novo concurso, sendo 690 técnicos, 135 analistas e 75 tecnologistas.

Ou seja, é possível a realização de até 300 contratações extras. Atualmente,  a fundação tem aprovação para contratar 600, sendo 460 técnicos em informações geográficas e estatísticas, 90 analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e 50 tecnologistas.

No entanto, a solicitação do adicional de 50% é inevitável, conforme disse o diretor da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (ASSIBGE-SN), Nelson Thomé. “Temos 5.800 temporários, e precisamos de efetivos para substituí-los. Por isso, muito provavelmente o IBGE solicitará o adicional de 50% das vagas, assim como fez no último concurso”, disse em entrevista à Folha Dirigida.

Em 2013, o instituto esgotou o cadastro de reserva, com o adicional de 50%, antes mesmo de o prazo de validade expirar. Segundo informações do IBGE, apesar de o edital trazer 420 vagas, foram contratados 630 aprovados, sendo 450 técnicos, 90 analistas, 90 tecnologistas.

No caso do técnico, foram oferecidas 300 vagas e para analista, 60, mesmo quantitativo dos tecnologistas. Para todos, houve a aprovação do adicional de 50%. O resultado final foi divulgado em fevereiro de 2014.
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de publicação da portaria, ou seja, até janeiro de 2016.

Fonte: iBahia

Veja Mais

Deixe um comentário