A previsão de tempo ensolarado para este fim de semana é um ótimo convite para curtir com a família em uma das praias alagoanas. Mas, antes de entrar ao mar, os banhistas devem ficar atentos à classificação das praias do litoral alagoano, que apresentam 28 áreas impróprias.
Segundo o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 07, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), os técnicos do órgão ambiental realizaram, nos dias 04 e 05 de agosto, a análise de 61 pontos compreendidos entre as praias do Pontal do Peba e Maragogi. O resultado apontou que 33 pontos estão liberados para banho de mar e 28 estão proibidos a banhistas.
No litoral sul, dos 19 pontos avaliados pelo menos sete estão inadequados para banho de mar. A área mais crítica está na cidade de Maceió, onde 15 dos 20 trechos analisados foram classificados impróprios. No litoral norte, seis pontos devem ser evitados por banhistas.
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os trechos considerados impróprios apresentaram na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 mL de água. Já as áreas próprias são aquelas quando 80% ou mais de um conjunto de amostras não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais (Termotolerantes) por 100 mL.
Confira os trechos próprios e impróprios: