“O consumo de alimentos fora do prazo de validade representa um sério risco para a saúde da população”. Com este alerta, a gerente do setor de Controle de Qualidade de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, a nutricionista Marcia Santana, ressaltou a importância da atenção dos consumidores na hora de adquirir e consumir um produto alimentício.
A nutricionista explicou que, após o prazo recomendado para consumo, pode acontecer a proliferação de bactérias e fungos que prejudicam a saúde humana. “Mesmo alimentos que pareçam estar bem conservados devem ser evitados para diminuir as chances de agravos ao organismo”, destacou.
Márcia Santana lembrou que mesmo produtos congelados devem obedecer um prazo de validade. “Com o congelamento, a velocidade na multiplicação das bactérias diminui, mas não desaparece”, ressaltou.
Além de evitar o consumo, a população deve estar alerta com os produtos à venda em supermercados. “Produtos com validade vencida não devem estar expostos para a população, que pode denunciar qualquer irregularidade para a Vigilância Sanitária Estadual”, orientou Márcia Santana.
A nutricionista salientou que o estabelecimento que for flagrado comercializando alimentos com validade vencida pode sofrer um auto de infração e ser multado, de acordo com a gravidade do fato e da reincidência na irregularidade.
Márcia Santana destacou que a Vigilância Sanitária Estadual atua para proteger a população, agindo em parceria com as Vigilâncias Sanitárias municiais. “Os técnicos que trabalham no setor estão preparados para intervir sempre que necessário”, salientou.
Denúncias sobre alimentos fora do prazo de validade podem ser feitas por meio dos telefones 3315 – 3779 ou 3315 – 1987.