Estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estes são os pré-requisitos necessários para se candidatar à doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que nesta quarta-feira (12) realiza coleta externa das 8h às 16h, em frente ao Colégio COC, situado na Rua Senador Rui Palmeira, bairro Ponta Verde, em Maceió.
A ação visa estabilizar o estoque de sangue do órgão, com o intuito de atender a demanda de transfusão dos hospitais e maternidades públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, caso o voluntário tenha sido acometido por hepatite após os onze anos de idade, seja portador do vírus HIV, ou tenha contraído sífilis e doença de Chagas, não é possível se candidatar a doação de sangue.
“É necessário, ainda, estar bem alimentado e, no caso dos menores de 18 anos, comparecer ao posto de doação de sangue acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Com relação às mulheres, a doação é permitida, sendo vetada apenas para àquelas que estejam grávidas ou amamentado”, explicou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Para os voluntários que não possam comparecer ao Colégio COC, é possível realizar a doação de sangue na sede do Hemoal Trapiche. O órgão, que está localizado na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h e, aos sábados, no período das 8h às 12h.
As doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. No interior do Estado, é possível se candidatar à doação de sangue no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.