O Ministério da Saúde realiza amanhã (15) o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil e espera atingir 95% de cobertura vacinal, o que corresponde a 12 milhões de crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos.
Na capital alagoana a campanha de vacinação começou mais cedo, no dia 10 de agosto e segue até 30 deste mês. Segundo a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria de Saúde de Maceió resolveu antecipar para ter mais tempo para atingir as metas da campanha.
Segundo a assessoria de comunicação da SMS, pais e responsáveis poderão levar os filhos para vacinar em postos volantes: Shopping Maceió, Hiper Gruta e Shopping Pátio, ou em algumas unidades de saúde do município.
Erradicação da doença
Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º livre da doença no país. Em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve uma redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 124 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão).
No Brasil, foram notificados 2.564 casos de poliomielite em 1979 e 1.290 em 1980, quando se iniciaram as campanhas nacionais de vacinação. Em 1981, foram apenas 122 casos notificados. Em 1989, foram registrados os últimos casos no Brasil, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.