Natal, RN, 14 (AFI) – No confronto direto pelas primeiras colocações entre América-RN e ASA, o Mecão se deu melhor. Nesta sexta-feira, jogando em casa, na Arena das Dunas, o time do Rio Grande do Norte marcou um gol em cada tempo, derrotou o Fantasma por 2 a 0 e ultrapassou o adversário na 12ª rodada da Série C.
Com a vitória importantíssima, o Mecão roubou justamente a posição do ASA, e agora figura na 3ª posição, com os mesmos 20 pontos do Fantasma, mas na frente por ter uma vitória a mais que o time alagoano, na quarta colocação. Ambos estão a quatro pontos do líder Fortaleza, que ainda joga na rodada.
Bola aérea resolve
O primeiro tempo entre América-RN e ASA na Arena das Dunas teve o domínio dos donos da casa. Apoiado pelo seu torcedor, o Mecão fez valer o fator casa e dominou as ações por boa parte da etapa inicial, principalmente nos primeiros vinte minutos da partida, quando o time de Natal acuou o ASA até abrir o placar.
Antes de inaugurar o marcador, o Mecão teve duas boas chances. A primeira com Zé Augusto, de cabeça, que passou muito perto da meta defendida por Pedro Henrique e a segunda com Gláucio em chute forte, defendido pelo goleiro do Fantasma. O que o goleiro do ASA não conseguiu defender foi a cabeçada de Cléber. Após cobrança de escanteio de Zé Antônio, o zagueiro subiu alto para cabecear com categoria, no canto de Pedro Henrique.
Após o gol, o time alagoano acordou rápido e respondeu com Marco Antônio, com uma pancada de fora da área que iria no ângulo, não fosse a bela defesa do goleiro Pantera. Mas a reação do Fantasma parou por aí. Apático, o ASA ainda foi pressionado e poderia descido ao vestiário em desvantagem maior, não fosse o goleiro Pedro Henrique e a má pontaria dos atacantes do América.
Vira um acaba dois
Na segunda etapa, enganou-se quem pensou que, em desvantagem no placar, o ASA pressionaria o América em busca do empate. Com pouco poder de fogo e sem criatividade, o Fantasma não assustou o goleiro Pantera, que praticamente não sujou seu uniforme, e a superioridade do Mecão ficou ainda mais visível.
Tanto que o time do Rio Grande do Norte poderia ter ampliado a vantagem logo aos dois minutos da etapa complementar com Gláucio que, cara a cara com o goleiro Pedro Henrique, chutou colocado e não conseguiu vencer o goleiro, que espalmou a bola para lateral.
Melhor homem do ASA em campo, o goleiro nada pode fazer aos 28 minutos, quando foi driblado por Thiago Potiguar, que recebeu bom passe de Cascata, e após deixar Pedro Henrique no chão, só teve o trabalho de empurrar para o gol, aumentando a vantagem do América e praticamente sacramentando a vitória.
Próximos jogos
Na próxima rodada da Terceirona, o ASA tem um páreo complicado para se reabilitar na competição. O time alagoano recebe simplesmente o líder Fortaleza no próximo sábado, às 16 horas, no Municipal de Arapiraca. No domingo, também às 16 horas, o América-RN não terá vida fácil, já que enfrenta o Salgueiro, no Cornélio de Barros.