No primeiro jogo de Ronaldinho Gaúcho e Fred juntos, quem brilhou foi Cícero. O meia fez um gol, deu ótimo lançamento para o gol decisivo do camisa 9, e o Fluminense venceu o Figueirense de virada, por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã. O resultado colocou os cariocas novamente no G-4 do Campeonato Brasileiro, enquanto os catarinenses ficam bem próximos da zona do rebaixamento.
Apesar de ter tido mais posse de bola no primeiro tempo, o Tricolor teve dificuldades para trabalhar a bola por baixo e exagerou nas bolas aéreas. O castigo veio em um pênalti cometido pelo zagueiro Marlon, que colocou a mão na bola, e Clayton converteu a cobrança deixando o time visitante em vantagem.
Na segunda etapa, com mais velocidade na troca de passes, o Flu conseguiu virar. Primeiro, Wellington Paulista, que tinha entrado no intervalo no lugar do machucado Osvaldo, cruzou na medida para Cícero cabecear para as redes. Depois, Cícero lançou para Fred fazer o gol da vitória em sua volta, depois de ficar fora por três partidas por causa de uma pubalgia. Ronaldinho Gaúcho, apesar do esforço, teve mais uma atuação apagada. No fim, João Vitor ainda foi expulso por fazer falta em Lucas Gomes e deixou o Figueira com um homem a menos.
Após 19 rodadas disputadas, o Fluminense, que se recuperou após duas derrotas seguidas, terminou o primeiro turno na quarta colocação, com 33 pontos. Já o Figueirense, que não ganha há três jogos, caiu para a 16ª posição, com 20 pontos, apenas um ponto à frente do Goiás, a primeira equipe dentro do Z-4.
No próximo sábado, o time catarinense vai receber o Sport, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No domingo, o Flu vai visitar o Joinville, da Arena Joinville. Antes disso, porém, na quinta-feira, o Tricolor carioca enfrentará o Paysandu, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O jogo
O Fluminense começou marcando a saída de bola e quase que Ronaldinho Gaúcho conseguiu se aproveitar de um erro de passe da equipe catarinense, mas o goleiro Alex Muralha foi mais rápido do que o meia tricolor e ficou com a bola. Passado o susto, o Figueirense também adiantou sua marcação.
Aos três minutos, Osvaldo recebeu na esquerda e tocou para Edson experimentar, mas Alex Muralha defendeu sem problemas. Juntos pela primeira vez, Fred e Ronaldinho atuavam de forma diferente. Fred ficava entre os zagueiros enquanto o meia recuava para armar as jogadas. O Figueirense também tentava marcar adiantado, mas era forçado a recuar por causa da pressão do Tricolor das Laranjeiras. Aos nove minutos, após cobrança de escanteio, Gustavo Scarpa recebeu de Ronaldinho e cruzou para Fred cabecear, mas o goleiro Alex Muralha defendeu sem problemas.Três minutos depois foi a vez de Cícero experimentar, de longe, mas a bola passou ao lado da trave esquerda.
A pressão da equipe carioca era muito grande e o Figueirense, que mantinha apenas Alemão na frente, se limitava a tentar bloquear os avanços do adversário. Aos 21 minutos, Osvaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Fred. O artilheiro matou no peito e rolou para Ronaldinho Gaúcho na área, mas a zaga catarinense conseguiu evitar a conclusão. Logo depois, em cena pitoresca, o zagueiro Gum foi aliviar o perigo e acabou acertando o companheiro Wellington Silva.
Aos 24 minutos, após cobrança de falta, Fred cabeceou e a bola encobriu o travessão. O time dirigido por Enderson Moreira continuava controlando a partida, mas não conseguia ultrapassar a barreira defensiva montada pelo Figueirense. Só aos 31 minutos é que a equipe catarinense chutou, pela primeira vez, ao gol defendido por Diego Cavalieri. Depois de boa troca de passes, o lateral-direito Leandro Silva mandou a bomba, mas a bola encobriu o travessão de Klever.
Três minutos depois, o Fluminense criou a sua melhor oportunidade. Após lançamento da direita, Fred se antecipou aos zagueiros e desviou para o gol, mas a bola saiu bem perto da trave esquerda de Alex Muralha. Aos 40 minutos, o Figueirense marcou o primeiiro gol. O zagueiro Marlon tocou com a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Clayton bateu com categoria, sem chances para o goleiro Klever.
O Fluminense partiu para buscar o gol do empate e Fred reclamou de ter sido agarrado por Saimon na área, mas o árbitro considerou que o lance nada teve de irregular.
O Tricolor das Laranjeiras voltou com Wellington Paulista no lugar de Osvaldo. E, logo aos três minutos, o Fluminense deixou tudo igual. Wellington Paulista cruzou da esquerda e Cícero entrou de cabeça para marcar.
Após marcar o gol do empate, o time dirigido por Enderson Moreira aumentou a pressão em busca do segundo gol. Aos nove minutos, Wellington Paulista arriscou e a bola passou perto. Logo depois foi a vez de Cícero, após rebote de chute de Ronaldinho, mandar a bomba para ótima defesa de Alex Muralha.
Aos 14 minutos, após cruzamento na área, Cicero cabeceou no canto direito e Alex Muralha fez uma defesa espetacular, espalmando para escanteio. Depois dos 15 minutos, o Figueirense tentou adiantar sua equipe para tentar aliviar a pressão tricolor, mas o Fluminense seguiu na busca pelo segundo gol.O time carioca desempatou aos 19 minutos. Cícero fez grande lançamento para Fred que evitou a chegada dos zagueiros e tocou por cima de Alex Muralha.
Muito cansados, Fred e Ronaldinho Gaúcho foram substituídos. O Figueirense ainda perdeu João Vítor que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Com o resultado garantido, o Fluminense apenas administrou a vantagem até que a partida fosse encerrada com a importante vitória.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de agosto de 2015 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Eduardo Calza (RS)
Público: 23.130 presentes (19.444 pagantes)
Renda: R$ 643.170,00
Cartão Amarelo: Marlon(Flu); João Vítor, Rafael Bastos(Figuei)
Cartão Vermelho: João Vítor(Figuei)
Gols:
FLUMINENSE: Cícero, aos três minutos e Fred aos 19 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Clayton, aos 40 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Klever, Wellington Silva, Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Edson, Jean, Cícero e Ronaldinho Gaúcho(Higor Leite); Osvaldo(Wellington Paulista) e Fred(Lucas Gomes)
Técnico: Enderson Moreira
FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Saimon, Thiago Heleno e Cereceda; Dener, Fabinho(Marcão), João Vitor e Rafael Bastos(Celsinho); Clayton e Alemão(Dudu)
Técnico: Hudson Coutinho