“Abandono” é desta forma que os estudantes da Escola Estadual Theonilo Gama classifica a atual situação enfrentada na unidade escolar. Revoltados, pais e alunos bloquearam os dois sentidos da avenida Pastor Eurico Calheiros, no bairro do Jacintinho, em Maceió, na manhã desta terça-feira, 18.
O protesto ocorre em meio a uma crise na educação estadual, onde a categoria esta em greve, mesmo com a justiça decretando a ilegalidade do pleito. Segundo os dirigentes do sindicato da categoria, o Sinteal, os servidores esperam a “revolução na educação” prometida durante a campanha eleitoral para o governo do Estado.
No Jacintinho, os alunos denunciam que faltam além de professores, para as principais disciplinas, também segurança e merenda. De acordo com o diretor da unidade escolar, apenas identificado como Ivanildo, a escola não vem recebendo as devidas atenções da Secretaria de Estado da Educação.
Ele garantiu ainda que a unidade escolar esta aberta para que os professores, que quiserem, da aulas, “mas que é preciso que os professores garantam a segurança e a merenda escolar dos alunos”.
Segundo ele, a maior dificuldade enfrentada seria na área de esportes, uma vez que os alunos que fazem Judô e tem que, inclusive, venderem quentinhas para arcar com os altos custos para a atividade esportiva.
“A escolar fica em um bairro que tem várias grotas em torno e se não investirmos em educação, mas uma educação de qualidade os alunos vão evadir das salas de aulas e é preciso que as autoridades se sensibilizem com a situação, pois é a educação que muda o mundo”, disparou.