Na próxima quarta (09) o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato receberá o espetáculo Pifes & Batuques que une duas vertentes da Música e da cultura popular, não só alagoana, como nordestina, unindo a tradicionalidade e virtuosismo do pifeiro e instrumentista Chau do Pife e jovens talentos, como Diogo Silvestre que também participa do grupo de Zeza do Coco, Bárbara Moraes e Cadú Ávila, que fazem parte do Coletivo AfroCaeté.
A ideia desse espetáculo surgiu de conversas e encontros anteriores, não só fora como nos palcos, e se propõe viajar o país com uma amostra do que se produz na tradicional e na mais nova música de Alagoas e nordestina, apresentando gêneros como forró, xote, maracatu, MPB e frevo.
O show terá ainda a participação de um trio de forró, que costuma acompanhar o músico Chau do Pife, inclusive na gravação de um DVD também para a divulgação do projeto.
Segundo Chau do Pife: “Esse projeto tem tudo para dar certo, pois é uma rapaziada de muito talento e com muita disposição, com quem também estou aprendendo… e vamos mostrar um pouco do que existe de bom na nossa música para o Brasil”, finalizou. Para o músico Diogo Silvestre: “Tem sido muito bom essa experiência pois estamos nos divertindo muito trabalhando e ensaiando com o Chau”. Opinião semelhante tem Bárbara Moraes: ”O Chau é muito simples, mesmo com tanto talento e nesse show ele manteve contato, por exemplo, com ritmos da cultura afrodescendente que ele não havia tido antes, com o maracatu”.
A variedade de ritmos será uma constante no show Pifes & Batuques, como nos diz Cadú Ávila: “Tivemos dificuldades em selecionar o repertório devido a quantidade de coisa boa que temos para mostrar, mas conseguimos extrair o melhor de nós para isso, pois vamos ter, Boi, maracatu, forró, frevo, samba, valsa, mas tudo muito bem pinçado”, explicou o músico que também assina a produção musical do espetáculo, que tem a produção executiva do Jornalista e produtor Cultural, Keyler Simões.
Ficha técnica:
Chau do Pife: Pífanos
Barbara Moraes: Agogô, xequere, alfaia, Ganzar, Triângulo, Caxixi, Gonguê e pandeiro
Diogo Silvestre: zabumba, alfaia, pandeiro, gongas, ganzar, violão, triângulo, caixa, agogo, gonge, efeitos em geral
Cadú Ávila: pandeiro, triângulo, alfaia, zabumba, conga, timbalis, timbal, ganzar, agogo, gonguê e caixa
Produção Musical: Cadú Ávila
Produção executiva: Keyler Simões