A Câmara Municipal de Maceió irá requerer, formalmente, ao Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), cópia da prova e do cartão de resposta de todos os candidatos a conselheiros tutelares de Maceió.
O requerimento, de autoria da Comissão Permanente de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). A Comissão é formada pelas vereadoras Heloísa Helena (PSOL), Silvânia Barbosa (PPS) e Silvânio Barbosa (PSB).
A prova foi aplicada no domingo, dia 30 de agosto, numa escola pública do Jacintinho. Dos 138 inscritos, 111 foram aprovados. Apenas quem atingiu a nota igual ou superior a seis poderá concorrer ao cargo nas urnas no próximo dia 4 de outubro. Entre os eliminados, há quem denuncie irregularidades.
Durante a sessão, antes que o requerimento fosse aprovado, o presidente da Câmara, vereadorKelmann Vieira (PMDB), alertou para o perigo de denúncias anônimas que tentam tumultuar o processo eleitoral em curso. Algumas denúncias foram protocoladas na Câmara e serão repassadas para a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente e para a Comissão Especial criada na Casa, no último dia 1º de setembro, para fiscalizar todo processo seletivo.
“Faço aqui um alerta para que estas denúncias não tirem o foco das comissões que devem investigar supostas irregularidades no processo eleitoral. Muitas vezes, denúncias sem indicação de provas são feitas para atrapalhar as investigações. Vamos trabalhar com isenção e responsabilidade, cumprindo nosso papel de fiscalizadores”, afirmou o presidente Kelmann Vieira.
POVOS INDÍGENAS
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Maceió também aprovou, nesta quinta-feira (17) requerimento do vereador Silvio Camelo (PV) que solicita a distribuição em órgãos públicos do livro “Povos Indígenas”, do escritor alagoano Jorge Luiz Gonzaga Vieira.
COMENDAS
Na mesma sessão, foi aprovado requerimento da vereadora Tereza Nelma (PSDB) para que seja concedida, in memorian, a comenda Edécio Lopes ao jornalista Valmir Calheiros. Também foram aprovadas concessões da comenda Otacílio Holanda para Sérgio Antônio Alencar Guimarães e Luiz Cláudio Freire de Souza França, propostas pelo vereador Zé Márcio (PROS).
De autoria da vereadora Heloísa Helena, o requerimento para que Maria das Graças Dias e Carlos Roberto Dias da Cunha recebam a comenda Gerônimo Ciqueira