Em greve há mais de 100 dias, os servidores da Educação de Penedo decidiram – em assembleia realizada na sexta-feira, 18 – manter a paralisação da categoria até que a Prefeitura envie o Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores ratificando a proposta apresentada que concede 7% de reajuste para o magistério.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), Ana Flávia, a proposta da Prefeitura ainda não é a ideal, mas o balanço final é positivo uma vez que os servidores avançaram em outros pontos pleiteados. Contudo, a categoria só voltará as atividades quando a proposta foi transformada em lei.
Ela diz ainda que a categoria está acreditando na palavra do prefeito Marcius Beltrão, que prometeu conceder a gratificação pelo difícil acesso aos servidores e aos professores que trabalham com alunos especiais. Além disso, há o compromisso de reformular o Plano de Cargos e Carreira (PCC), implantar a gestão democrática e o pagamento da diferença da avaliação de desempenho.
A categoria reivindica o percentual de 13,01% de equiparação salarial ao Piso Nacional do Magistério, mas aceita o reajuste salarial de 7% se as outras promessas forem realmente cumpridas. “O reajuste de 7% está bem abaixo do que pleiteávamos e vamos continuar lutando pelos 6,01% que faltam, mas quando somamos às outras conquistas temos um valor significativo. Só precisamos que tudo o que foi prometido seja transformado em lei e seja aprovado pela Câmara de Vereadores. Só assim, o movimento será encerrado e as escolas da rede municipal voltam a funcionar normalmente”, complementou a presidente do Sindspem.
Ana Flávia disse também que o saldo do movimento é positivo visto que a categoria acabou avançando nas negociações e conquistando alguns pontos da pauta de reivindicação importantes para a educação municipal.
“Esperamos que, suspenso o movimento grevista, a Prefeitura possa manter o compromisso e voltar seu olhar para as demais classes que ainda aguardam pela efetivação de seus direitos e que não precisemos utilizar mais esse instrumento para fazer valer os direitos dos servidores. Que o diálogo entre Sindicato e Prefeitura possa ocorrer sem grandes obstáculos”, finalizou.
De acordo com a polícia, outros roubos foram praticados nos últimos dias por um indivíduo com as mesmas características. Qualquer informação sobre o suspeito pode ser repassada para a Polícia Militar através do número 190.