“A galera apronta, apronta, depois a verdade vem à tona. Aí é cruel. Se não fosse assim, Deus não seria justo”, disse a vocalista da Calypso, Joelma. A declaração foi feita após apresentação da música “Objeto de Desejo”, durante o show realizado em Palmas, na noite deste sábado (19). A banda subiu ao palco sem a presença do guitarrista Chimbinha. Em nota, a assessoria do músico informou que ele não poderia se apresentar porque não conseguiu se deslocar para a cidade em tempo hábil. Os motivos seriam questões de logística e compromissos pessoais já assumidos em Belém (PA). O substituto, Ian Marinho, foi apresentado ao público da capital.
A cantora recebeu a imprensa no camarim antes da apresentação, mas se recusou a dar declarações. Apenas fotos puderam ser tiradas e imagens gravadas sem áudio.
Ainda no início do show, Joelma havia dito que a noite não seria para chorar. “Hoje é dia de festa. Chorar, nunca mais, só se for de alegria.” Durante a canção “Unção sem limites”, da cantora gospel Ludmila Ferber, a vocalista se emocionou e contou com a apoio da plateia, que gritava para ela não chorar.
O grupo tem passado por momentos difíceis desde o fim do casamento entre de Joelma e Chimbinha, em agosto. A cantora havia registrado um boletim de ocorrência contra o ex-marido no dia 9 e uma medida de proteção impedia que o guitarrista tocasse na capital. Porém, uma liminar expedida pela Justiça do Pará permitiu que Chimbinha subisse ao palco.
Na sexta-feira (18), o artista havia dito que estava ansioso para se apresentar. “A expectativa é grande. É sempre uma alegria estar com os fãs”, declarou o músico ao G1. Segundo a assessoria da banda, Joelma recebeu a notícia de forma profissional.
Durante o show, a cantora apresentou ao público de Palmas o guitarrista substituto, Ian Marinho. “Espero que essa parceria dure muito tempo”. O músico declarou que não sabe sobre o futuro com a banda, mas disse que está feliz. “Isso não depende de mim. É uma responsabilidade muito grande substituir o Chimbinha, mas o público tem sido receptivo.”
Os fãs da banda ficaram divididos sobre a expectativa do show sem a presença do guitarrista Chimbinha . Para Alexandre Louchard, de 23 anos, a presença do músico não é importante. “Para mim ele não faz falta. A Joelma é a voz e cara da banda”. Já Antônio Ítalo, de 24 anos, ficou decepcionado por não poder ver ao ídolo. “Queria assistir aos dois no palco, com todo o profissionalismo deles. Mas, com essa crise, está complicado. Fica difícil até para nós que somos fãs”.
Retorno adiado
O retorno do guitarrista à banda estava previsto para acontecer na noite deste sábado, após o fim do período de recuperação do músico, que havia passado por uma cirurgia. No entanto, no dia 9 de setembro, Joelma registrou um boletim de ocorrência na delegacia do bairro Jaderlândia, em Ananindeua (PA), alegando que se sentia ameaçada pelo ex-marido.
O caso foi encaminhado para a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher da Polícia Civil, que solicitou medidas de proteção para a cantora. Por causa disso, ele estava proibido de chegar a menos de 100 metros de Joelma. Caso Chimbinha não respeitasse a decisão judicial, poderia ser punido de acordo com a lei Maria da Penha.
De acordo com a assessoria da cantora, Joelma seguirá carreira solo a partir de janeiro de 2016, mas no mesmo segmento. “A agenda segue confirmada até o réveillon.”
Fim do casamento
Joelma e Chimbinha se separaram no dia 19 de agosto. Joelma relatou não querer mais viver com Chimbinha porque ele a traiu publicamente e, por isso, ela entrou com pedido de divórcio. Em depoimento à polícia, ela contou que ele a persegue ligando para as suas empregadas domésticas e pessoas próximas.
Já Chimbinha registrou uma ocorrência na Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) da Polícia Civil do Pará no dia 20 de agosto, alegando que recebia mensagens de celular que atentavam contra a sua honra.