O relatório de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), indica 44 áreas liberadas para banho de mar e 17 pontos impróprios. Ao todo, foram coletadas 61 amostras em pelo menos 17 cidades de Alagoas.
No litoral sul, das 19 áreas monitoradas, duas devem ser evitadas pelos banhistas. Em Maceió, as amostras da água foram colhidas pelos técnicos do órgão ambiental em 20 pontos. Destes, 12 estão inadequados para banho de mar e oito estão balneáveis. Já no litoral norte, três trechos foram reprovados no teste do IMA.
De acordo com o órgão ambiental, a balneabilidade está relacionada à quantidade de coliformes fecais encontrados nas amostras da água. Para que um ponto seja considerado impróprio, as amostras devem apresentar na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 ml de água.
O IMA aconselha que as pessoas não entrem no mar quando observarem a presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias. A exposição dos banhistas nas áreas poluídas pode trazer riscos à saúde e causar doenças de pele.
Confira os pontos próprios e impróprios: