Eleição para conselheiros tutelares preocupa vereadores de Maceió

Ascom/CMMveradora Silvana Barbosa

veradora Silvana Barbosa

Os vereadores de Maceió demonstraram preocupação com a eleição para conselheiros tutelares que acontece no próximo domingo (4). Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30), eles usaram a Tribuna da Câmara para debater o assunto. O Poder Legislativo municipal instituiu uma Comissão Especial para acompanhar o processo de escolha, formada por seis parlamentares.

Para a vereadora Silvania Barbosa (PPS), vice-presidente da Comissão, são várias as denúncias que chegam todos os dias. “É uma situação que tem deixado os candidatos preocupados, já que há problemas efetivos na organização por parte do Conselho Municipal  da Criança e do Adolescente que vêm desde o começo do processo. Há dificuldades também na questão da distribuição das escolas onde serão instaladas as urnas para votação e ainda mudanças absurdas na numeração dos candidatos”, disse ela.

O vereador Silvanio Barbosa (PSB), presidente da Comissão, lembrou que essas mudanças na numeração depois que os candidatos elaboraram e distribuíram material de campanha vai causar muitos erros na hora da votação. “A alegação do conselho é que o sistema do TRE não utiliza apenas 3 dígitos, por isso, houve uma resolução acrescentando mais dois aos números dos candidatos. Não tenham dúvidas disso: no domingo, haverá uma situação em alguns lugares que vai beirar o caos”, reforçou.

Ainda segundo Silvania Barbosa, o ideal é que as eleições fossem adiadas por alguns dias, como já está acontecendo em outros municípios, mesmo sendo a votação simultânea em todo o País. “Se o Conselho tinha noção de que não teria capacidade de organizar o processo com plenitude, porque não avisou, porque não pediu ajuda a outras instituições? ”, questiona.

Silvanio Barbosa esclarece ainda que adiar a votação não significa prorrogar os mandatos dos atuais conselheiros. “Se a eleição for mesmo no próximo domingo ou daqui a 15 dias, não altera em nada a situação dos atuais conselheiros, porque eles cumprem mandato até o dia 31 de dezembro. A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 1º de janeiro e esta data não muda”, destacou.

Ainda de acordo com os vereadores, alguns candidatos já entraram com ações na Justiça e aguardam um posicionamento sobre o tema.

A Comissão Especial da Câmara é formada pelos vereadores Silvanio Barbosa, Silvania Barbosa, Cléber Costa (PT), Tereza Nelma (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Simone Andrade (PTB).

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário