Depois de ser apreciada pela Câmara Acadêmica, a proposta do novo calendário acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, apresentada pela Pró-reitoria de Graduação, foi aprovada por ampla maioria dos votos no Conselho Universitário. Na sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 1°, os membros do Consuni votaram pelo retorno das aulas na próxima segunda-feira, 5, em todos os campi da Ufal, para continuar o semestre letivo 2015.1, interrompido por causa da greve dos docentes.
Com 27 votos a favor, 15 contrários e 6 abstenções, o novo calendário prevê o encerramento das aulas no Campus A.C. Simões e nas unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa no dia 7 de dezembro, quando o semestre letivo será concluído, já que antes da greve os alunos haviam cumprido mais de 70% da carga horária. Na readequação do calendário acadêmico os docentes e discentes terão um recesso até janeiro de 2016. As aulas do semestre letivo 2015.2 terão início no dia 11 de janeiro e encerram com 103 dias letivos em 30 de maio do ano que vem.
O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, disse que o reitor Eurico Lôbo vai intermediar um pedido junto às prefeituras para garantir o transporte durante o mês para os alunos que moram no interior, que podem ficar sem o veículo escolar do município nesse período. “O professor Eurico tem acesso fácil e rápido ao presidente da AMA [Associação dos Municípios de Alagoas] e o contato direto com vários prefeitos de onde a Universidade está localizada no interior, então, ele vai fazer essa intervenção. Mas, não só com os municípios, também faremos o pedido para o Estado”, disse.
Já nos campi Arapiraca e do Sertão, a carga horária do semestre letivo 2015.1 deve ser cumprida até 20 de dezembro. Com o calendário mais apertado para acompanhar as outras unidades, o semestre letivo 2015.2 terá início em 18 de janeiro e se estende até 5 de junho de 2016. Os três campi da Ufal só terão os calendários unificados no meio do ano que vem, quando todos os alunos iniciarão juntos o semestre letivo 2016.1, no dia 20 de junho.