Brinquedos, itens de vestuário e calçados lideram a lista de itens mais procurados A pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) para o Dia das Crianças aponta que 56% dos consumidores de Maceió irão presentear no próximo dia 12 de outubro. Já 31% dos entrevistados afirmaram não ter intenção de comprar presentes, enquanto 13% disseram não saber.
A pesquisa revela também que 55% dos entrevistados pretendem comemorar a data com os filhos, 25% falaram que não pretendem comemorar a data e 20% ainda não haviam definido se celebrariam ou não. Acerca do local, a maioria (38,97%) irá comemorar em casa, mas haverá também aqueles que irão para a casa de amigos (13,62%), ao cinema (11,74%), para a praia (10,33 %) ou para restaurantes e lanchonetes (7,98%). Viagem será a opção para 3,29% dos entrevistados.
Realizado entre os dias 21 e 25 de setembro, a pesquisa demonstra que 26,27% devem desembolsar entre R$ 51,00 a R$100,00 na compra dos presentes. Já 19,35% estimam gastos entre R$ 151,00 e R$ 200,00 e 13,82% entre R$ 101,00 e R$ 150,00. O mesmo percentual de entrevistados (13,82%) deve comprar na faixa de preço entre R$ 201,00 a R$ 250,00, enquanto 4,61% estão dispostos a desembolsarem entre R$ 301,00 e R$400,00. Já 9,22% afirmaram que gastarão até R$ 50,00.
Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados estarão acompanhados das crianças, enquanto 60% optarão por comprarem sós. Como de costume, os brinquedos (45,62%) lideram a relação dos produtos mais procurados para presentear na data. Na sequência, vestuário (34,10%), calçados (13,82%), games/jogos (10,14%), eletrônicos (6,91%), bicicleta (3,23%) e patins/skate (2,30%). Livros, itens de perfumaria, computador e celular aparecem empatados na preferência: 4,15% cada um.
Em relação à forma de pagamento, a opção da maioria será cartão de crédito parcelado (40,09%). O pagamento à vista/dinheiro será a escolha de 27,19%, enquanto à vista/dinheiro ficará para 13,82%. Já 14,75% usarão o cartão de crédito na modalidade rotativo, 1,84% pagarão com cheque e 0,92% via carnês.
Quanto aos locais escolhidos pelos consumidores, a ordem de preferência será: lojas de shoppings (50,23%); lojas do Centro de Maceió (22,58%); lojas de rua/bairro/galeria (10,14%); supermercados (7,83%) e internet (5,01%).
Já os motivos que levam os consumidores a definir o local da compra são: preços (27,78%); promoções (21,30%); qualidade dos produtos (19,91%); variedade (9,72%); recepção dos vendedores (8,33%) e outros (4,17%). Dentre os entrevistados, 6,48% afirmaram que já saem de casa sabendo onde irão comprar.
PERFIL DOS ENTREVISTADOS
Do total de entrevistados, 56% são do sexo feminino e 44% do sexo masculino. A maior parte compreende a faixa etária de 25 a 34 anos (33,25%). Em relação ao grau de escolaridade, 41,82% possuem nível superior e 25,97% têm ensino médio. A renda é entre três a cinco salários mínimos (51%) e até dois salários mínimos (23%).
Os entrevistados responderam perguntas abertas e fechadas. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro corresponde a 5% para menos ou para mais. A pesquisa completa está disponível no site www.fecomercio-al.com.br/ifepd