Maior evento alagoano de reconhecimento do trabalho da imprensa, o Prêmio Braskem, que está em sua 26ª edição, contempla os autores das melhores reportagens veiculadas nos últimos doze meses, nas áreas do Jornalismo Impresso, Televisão, Rádio e Internet, além das categorias Assessoria de Imprensa e Estudante.
Na edição deste ano a categoria com mais trabalhos inscritos foi Webjornalismo, com 40. Em seguida vem Reportagem Impressa (33), Informação Política/Econômica (29), Estudante (27), Reportagem de TV (21), Design Gráfico/Diagramação (20), Reportagem Cinematográfica (18), Informação Cultural/Turística (15), Fotografia (14), Assessoria de Imprensa
(13), Informação Esportiva (12) e Radiojornalismo (8).
Estão participando da disputa jornalistas de 21 empresas de comunicação, além de órgãos públicos e outras instituições. A empresa que mais inscreveu trabalhos foi o jornal Gazeta de Alagoas, com 52, seguida pela TV Gazeta (26), O Dia Alagoas (20), TV Pajuçara (15), G1 Alagoas (14), Gazetaweb (12) e Tribuna Independente (10), entre outras.
O julgamento dos trabalhos terá início ainda esta semana e será concluído no dia 6 de novembro, véspera da solenidade de premiação. Participam da comissão julgadora experientes e renomados jornalistas de Alagoas e de outros estados, incluindo professores de jornalismo da Ufal, Cesmac e Unit.
A premiação será às 21 horas do dia 7 de novembro, na casa de eventos Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá. Os vencedores receberão troféus e dividirão R$ 46,5 mil, sendo R$ 8 mil para o prêmio principal, denominado Grande Prêmio Braskem de Jornalismo 2015. Este ano os troféus não serão entregues a representantes dos vencedores, tendo todos os ganhadores de comparecer ao evento. Outra novidade é a entrega do cheque no ato da premiação.
O Prêmio Braskem de Jornalismo é realizado em parceria pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e a indústria química Braskem, sendo esta última a patrocinadora.