Será realizada neste sábado, 17, uma audiência pública para discutir os problemas de saúde que professores enfrentam em salas de aula . O evento acontece no auditório do Sebrae, a partir das 09 horas da manhã e é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL).
O objetivo da audiência pública é reunir ideias que possam garantir um meio ambiente de trabalho saudável para os docentes. Atividades comuns do dia a dia dos professores – como carregar livros, permanecer muito tempo em pé ou fazer movimentos acima de 90 graus com os ombros -, se realizadas de forma repetitiva ou incorreta, provocam sérias disfunções, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) e Síndrome do Túneo do Carpo. Nos casos mais graves, os professores são vitimados com ansiedade, Síndrome de Burnout e Síndrome do Pânico.
Mas um dos principais instrumentos aliados do professor na sala de aula, a voz, também traz sérios problemas à saúde dos docentes se for utilizada de maneira inadequada. Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) mostram que 68% dos empregados de instituições escolares no Brasil foram afastados de suas atividades por problemas decorrentes da voz.
Desde agosto deste ano, após a instauração de um Promo – Procedimento Promocional, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas e o Sinpro/AL reforçaram as ações conjuntas para buscar a prevenção de um meio ambiente de trabalho digno para os professores.
A audiência será presidida pelo procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e contará com a presença do Sinpro/AL, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/AL). Toda a população interessada na temática poderá comparecer ao evento.