O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça rebateu, nesta quarta-feira, 21, as afirmações do secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado sobre uma pesquisa do Ministério da Jutiça, divulgada no dia 15 de outubro, que coloca Sergipe em segundo lugar no número de homicídios por 100 mil habitantes. Isso porque, em entrevista ao telejornal da TV Sergipe, Prado citou Alagoas no comparativo dos dados de violência.
Confira Pesquisa: Norte e Nordeste concentram 52% dos homicídios do país, diz pesquisa
Alfredo Gaspar disse em nota à TV Sergipe, que todos os dados estatísticos sobre a criminalidade no estado são armazenados em gráficos e tabelas. Disse ainda que desafia qualquer pessoa a provar que usa de estratégia para esconder dados com a pretensão de reduzir índices da violência no estado.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas adotou medidas judiciais, entre elas a interpelação em desfavor do secretário de Sergipe, Mendonça Prado, para que responda pelas afirmações à imprensa.
O motivo da polêmica é que o secretário Mendonça Prado discordou do resultado da pesquisa e classificou como “impossível” que o estado de Alagoas, que há algum tempo vem liderando os índices de violência no país, tenha saído de 70 homicídios por 100 mil habitantes para 30. “Isso não ocorre em nenhum lugar no planeta. Na verdade o que existe é uma concorrência entre os estados. Mas nós não estamos preocupados com isso. Queremos apresentar dados verídicos porque precisamos de investimentos do Governo Federal em Sergipe”, declarou ao jornal citado.