Stefano Eranio foi um meia-atacante italiano que fez carreira entre o final da década de oitenta e começo da de noventa no Genoa e no Milan, além de algumas partidas pela seleção italiana. Aos 48 anos, dá os seus primeiros como treinador e também comentava na emissora suíça RSI, até emitir uma opinião racista sobre o zagueiro da Roma, Antonio Rüdiger, e ser demitido da televisão, nesta quinta-feira.
Falando sobre um erro do jogador no empate por 4 a 4 com o Bayer Leverkusen, Eranio disse o seguinte: “Jogadores negros na linha defensiva frequentemente cometem esse tipo de erro porque eles não conseguem se concentrar. Eles são fortes fisicamente, mas quando têm que pensar, cometem esse tipo de erro”. Se o seu italiano estiver afiado, pode conferir a declaração no vídeo abaixo:
Commento razzista su Rudiger: tv svizzera Rsi licenza #Eranio.Decisione giusta?
Posted by Repubblica Sport on Quarta, 21 de outubro de 2015
Eranio ficou incomodado com a repercussão dos seus comentários, certamente não mais do que os jogadores negros, inclusive os que futuramente treinar, se der sequência a sua carreira de treinador. Em entrevista ao Tuttomercato, tentou se explicar e tornou-se um caso clássico de emenda pior que o soneto.
“Eu não ofendi ninguém e não quero que as pessoas me considerem racista. Qualquer um que me conhece sabe que eu não sou. Fico irritado de ser jogado aos lobos dessa maneira. Eu dei uma opinião incorreta no sentido de que, se eu tivesse tempo para explicar o que eu disse, eu teria dito que os jogadores negros nunca tiveram uma escola de futebol tática similar a nossa”, afirmou.
Com mais tempo ainda de explicar a sua opinião, manteve-a. “Rüdiger analisou errado a situação porque jogadores negros não estão acostumados a prestar atenção a certos detalhes. Se eles se concentrassem nos detalhes como nós, eles dominariam a posição porque têm tudo em termos de força e técnica. Foi um mal entendido. Eu não quero parecer racista”, completou.
E alguém diria que a melhor forma de não parecer racista é não dizer que os negros tem menos capacidade intelectual do que os brancos.