Depois da polêmica operação que resultou na morte de quatros suspeitos de assassinarem policiais militares no Barro Duro, o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, foi alvo de um perfil falso, postado na rede social Facebook.
A página, aberta em seu nome, faz uma menção ao símbolo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope): “faca na caveira”. O bordão foi popularizado com o filme Tropa de Elite, do diretor brasileiro José Padilha.
Nas postagens, fotos de prisões e comentários repletos de erros de grafia, questionando os direitos de presos. Uma dessas postagens diz respeito a exposição de um preso por policiais durante uma operação realizada no dia 27 de novembro de 2014, em Penedo. Na ocasião, o suspeito de tráfico de drogas foi exposto em carro aberto, algo que caracteriza, segundo representantes dos Direitos Humanos, humilhação.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informa que o secretário não possui qualquer perfil nesta rede social e que o encarregado da página já foi denunciado.
Por volta das 14h30 desta tarde, a página foi retirada do ar.
Veja a nota:
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas informa que o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não possui qualquer perfil na rede social Facebook. Assim, páginas abertas em seu nome devem ser consideradas falsas. O perfil já foi denunciado e deve ser retirado de circulação, tão logo a empresa aprecie a indicação de ‘perfil falso’.