Um incêndio de grandes proporções atinge uma grande área de vegetação, localizada no bairro do Riacho Doce. A área, de 150 mil metros quadrados, pertence à Associação de Amigos Eco Vila Norte.
De acordo com um dos integrantes da associação, o ambientalista Pedro Neto, o fogo começou por volta das 9h da manhã desta terça, e já devastou uma grande área.
“Nós chegamos aqui por volta de 9h e estamos tentando apagar o fogo, de forma artesanal mesmo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o caminhão não tem acesso ao local. Estamos contando com a ajuda dos amigos”, explicou Pedro Neto.
Ainda segundo o ambientalista, as chamas começaram numa fazenda vizinha e se espalharam, rapidamente, pela área preservada. O tempo seco, quente e com muito vendo, deixa a situação ainda mais complicada.
Trabalho de preservação
Pedro Neto explica que a Associação de Amigos Eco Vila Note comprou a área há cinco anos e vem trabalhando para transformar o local numa área de preservação.
“Para transformar numa área de preservação, tem que obedecer alguns critérios e estamos há cinco anos trabalhando para isso. Somente este ano, sete mil árvores nativas foram plantas nesta área. Mas se o fogo continuar como está, vamos perder, muito rápido, cinco anos de trabalho. Pedimos que as pessoas não façam queimadas e, mesmo sabendo que é ilegal, se forem fazer, façam de forma responsável”, pediu o ambientalista.
Pedro Neto ressaltou que, sempre que precisam, contam com o apoio dos órgãos de meio ambiente e da Polícia Florestal, mas ainda não contam com nenhum tipo de apoio provado para manter a iniciativa.