A equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio ambiente (IMA) realiza, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14, o monitoramento das condições da sinalização na zona de exclusão conhecida como Piscina do Amor e o projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais, na piscina que recebe os passeios de jangada da Pajuçara.
As duas piscinas naturais estão localizadas na enseada da Pajuçara e configuram importante região recifal, servindo de berçário e abrigo para diversos organismos marinhos.
Segundo informações do coordenador do programa de Gerenciamento Costeiro, Ricardo César, na sexta-feira (13), a equipe deverá realizar o monitoramento da Piscina do Amor. Serão verificadas as boias de sinalização e as condições da área, além da presença de usuários na região considerada uma zona de exclusão para diversos tipos de usos.
No sábado os técnicos retornam à Piscina do Amor, apenas para monitoramento. A ação principal será realizada na região onde acontecem os passeios de jangadas, como parte do projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais. Banhistas e jangadeiros devem ser abordados e orientados sobre os cuidados importantes que se deve ter com aquele ambiente.
Os usuários serão orientados para não retirar organismos marinhos do mar, com intuito de levar para casa como souvenir do passeio; não alimentar os peixes com ração ou qualquer outro tipo de alimento; e não depredar aquele ambiente.
A equipe deverá ainda observar se os jangadeiros estão fundeando suas embarcações apenas nas poitas colocadas no local para esta finalidade. A previsão é que o trabalho seja realizado às 10h, na sexta-feira (13), e às 10h30, no sábado.