Você Sabia que Mora na Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici? Esse é o nome do projeto apresentado pela equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na última quinta-feira (12), no município de Novo Lino. A próxima visita está prevista para o início de dezembro, em Colônia Leopoldina, quando será concluída a primeira etapa da ação.
A primeira parte do projeto teve como foco chamar a atenção de prefeitos, secretários e vereadores sobre a importância desse tipo de Unidade de Conservação. Além de Novo Lino e Colônia Leopoldina, outros oito municípios que compõe a APA de Murici receberam a apresentação: Messias, Branquinha, Flexeiras, União dos Palmares, Murici, São José da Lage, Ibateguara e Joaquim Gomes.
De acordo com José Carlos, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Novo Lino, município que possui boa parte de sua área urbana inserida na APA, o projeto é importante para a conscientização dos gestores. “Muitas vezes cometemos infrações por falta de conhecimento e a vinda do IMA até a nossa cidade esclareceu muitas dúvidas que tínhamos”, afirma.
Segundo Lana Navarro, assessora da APA de Murici, os técnicos do órgão também aproveitam o momento para fechar parcerias e esclarecer as dúvidas sobre a responsabilidade dos municípios. “Apresentamos dados sobre o principal bioma do local, a lei de criação, os municípios inseridos e a formação do Conselho Gestor”.
Ainda de acordo com a assessora, no final da apresentação os gestores recebem um kit contendo um livro de Unidades de Conservação e o projeto impresso.
A segunda etapa do projeto deve começar entre fevereiro e março de 2016, quando o público alvo será formado por diretores de escolas, professores, associações, movimentos sociais, entre outros grupos organizados.
A terceira etapa prevê a ampliação da sinalização para identificação das APAs nas rodovias que cortam seus territórios e deve iniciar assim que a segunda fase for concluída.