O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulgou o planejamento da Operação Verão 2015/2016. De acordo com o plano, estão previstos 123 guarda-vidas no total, sendo empregados 41 por dia em nove postos de guarda-vidas. Atualmente, o efetivo total de guarda-vidas é de 57 (19 por dia).
A operação vai reforçar os postos de guarda-vidas existentes e ativar novos postos em locais escolhidos após análise das variáveis como fluxo de banhistas, estatística de ocorrência e o risco do mar. Inicialmente, o reforço será interno, ou seja, militares que atuam em outras áreas operacionais que serão realocados temporariamente para o serviço de proteção nas praias.
A operação visa criar condições para o aumento das atividades de orientação e prevenção aos banhistas, permitir uma atuação de resgate mais segura e eficiente, como também dar o primeiro atendimento as ocorrências diversas típicas de bombeiro.
Postos ativados
Como em anos anteriores, a Praia do Gunga deve ser contemplada com um posto de guarda-vidas ativado diariamente. Segundo o planejamento, serão três guarda-vidas por dia com o apoio de uma embarcação para rondas aquáticas e resgates de vítimas. Já na praia da Barra de São Miguel, serão seis guarda-vidas divididos em dois postos. Na praia da Pajuçara serão dois guarda-vidas com uma moto de salvamento aquático (jet-ski) para realizar a segurança dos banhistas.
Seguindo os moldes de anos anteriores, ainda deve ser implantado o serviço aéreo de salvamento aquático que é uma atividade de ronda aérea pelo litoral com a presença embarcada de um guarda-vidas. O trecho da ronda diária deverá ser entre a Barra de Santo Antônio e Praia do Gunga.
Reforço
Na praia do Francês serão sete guarda-vidas por dia com apoio de uma moto de salvamento aquático. Na praia de Jatiúca e Guaxuma serão quatro guarda-vidas diariamente para cada posto. No Mirante da Sereia a população contará com o apoio de sete guarda-vidas. A área apresenta aumento de concentração de banhista na “boca” do rio, sendo necessária a presença de bombeiros para o local já que é uma área de risco.
Na praia do Sobral o serviço de salvaguarda da praia deve ser realizado diariamente por ronda motorizada e quatro bombeiros.
O posto da Barra Nova será o único ativado apenas nos finais de semana e feriados. Ainda segundo o plano de operações, serão quatro guarda-vidas com o apoio de uma embarcação.
Estatísticas
Em 2015 foram 27 vítimas de afogamento nas principais praias da região metropolitana. Uma redução de 40% em relação a 2014. Com relação ao número de crianças perdidas que foram encontradas pelos bombeiros foram 49 em 2015, 14 a mais que no ano anterior. Já o trabalho preventivo nas areias teve um aumento significativo em 2015 de 45,27%, ou 491 boletins de ocorrência, comparado aos 338 de 2014. Os dados são obtidos do Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou) do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).