A Eletrobras Distribuição Alagoas conclui no final da tarde desta quinta-feira (11), a regularização de 97 unidades consumidoras, localizadas na antiga Favela de Jaraguá, onde irá funcionar o Centro Pesqueiro. Os barracos, montados pela Prefeitura de Maceió, servirão para abrigar os congeladores onde serão armazenados os produtos comercializados pelos pescadores.
“A gente armazena em caixas com gelo, mas quando tiver a energia poderemos deixar o pescado no freezer, em um local mais seguro”, disse Ramon Luiz da Silva, que compra camarão, peixe e lagosta dos pescadores para revender aos seus clientes. Ele chega a armazenar mais de mil quilos de camarão.
Ramon tem consciência dos benefícios trazidos pela energia elétrica regularizada e sabe que precisa utilizar com eficiência. “Em casa eu não deixo lâmpada acesa sem necessidade, o ventilador só ligo quando é preciso. E aqui vai ser a mesma coisa. Quero consumir o que conseguirei pagar”, disse o comerciante.
A Eletrobras iniciou o trabalho de regularização nesta quarta-feira (10). Cerca de 20 profissionais fazem a instalação dos medidores, para registrar o consumo dos equipamentos e da rede de baixa tensão, necessária para levar energia à localidade. A nova rede implantada possui tecnologia mais moderna, que proporciona mais segurança aos usuários e ao próprio sistema elétrico.
O gerente de Medição e Combate às Perdas da Eletrobras, Givanildo Duarte, explica que as novas instalações elétricas estão sendo executadas em parceria com aSecretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento. “A situação na antiga favela era de vulnerabilidade social. As famílias já foram relocadas, permaneceram os pescadores com as estruturas de armazenamento do pescado. Com a energia regularizada eles terão energia de qualidade e com segurança”.