A Câmara Municipal encerrou na tarde desta terça-feira (15) o ano legislativo de 2015 com uma homenagem aos 200 anos de Maceió e o descerramento de uma placa alusiva à data no primeiro andar do edifício-sede da Casa. O ato contou com a presença do prefeito em exercício, vereador KelmannVieira (PMDB). E com o coral Prisma, que fez uma apresentação, cantando músicas natalinas e sobre a capital alagoana. Na placa, constam os nomes com fotos de todos os parlamentares da atual legislatura.
Durante a sessão ordinária do dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a proposta orçamentária para o ano de 2016, encaminhada pelo Executivo, com 120 emendas. A Lei Orçamentária Anual (LOA) estima receitas e fixa despesas em R$ 2,5 bilhões. Para garantir a aprovação, o Legislativo realizou uma sessão extraordinária, cumprindo assim com as obrigações antes de entrar em recesso. A sessão marcou também o retorno do vereador Cléber Costa (PT), após licença médica.
Ainda em Plenário, o prefeito em exercício de Maceió, vereador Kelmann Vieira, destacou o entrosamento entre os poderes. “É preciso ressaltar o esforço de todos que compõem a Câmara em colaborar de forma sempre positiva com a administração municipal e, por isso, fomos convidados pelo prefeito Rui Palmeira para assumir o comando da Capital por 12 dias. Foi um reconhecimento ao trabalho e a postura do Legislativo, que mesmo sendo um poder independente, não foge de cumprir o seu papel de melhorar a vida da população”, destacou.
Kelmann Vieira aproveitou o momento e também fez um balanço do ano legislativo. “Tenho orgulho de estar no cargo de prefeito em exercício, sem qualquer vaidade pessoal, porque posso inaugurar obras que surgiram a partir da cobrança e reivindicação dos vereadores. Isso é importante. Assim como tenho orgulho de participar deste momento bastante produtivo da Câmara. Nunca se debateu tanto, nunca se discutiu tanto, nunca os parlamentares municipais estiveram tão próximo das comunidades. E o ano de 2015 foi assim de aprofundar a transparência do Poder, de agir com ética e resgatar a credibilidade da Câmara”, afirmou.
Segundo a presidente da Câmara em exercício, Simone Andrade (PTB), o Legislativo municipal viveu mais um momento histórico, já que LOA foi aprovada, pela primeira vez, com a presença do prefeito da Capital em Plenário.
Para o vereador Silvio Camelo (PV), a passagem de comando do município foi um gesto de reconhecimento, de confiança do prefeito Rui Palmeira. “Hoje, damos mais uma demonstração de entrosamento e parceria com o Executivo ao aprovarmos o orçamento, pois a Prefeitura poderá seguir com seu planejamento, cumprindo com seus compromissos na íntegra, sem problemas de dotação orçamentária”, afirmou. “A Câmara cumpre o seu papel de forma republicana”, completou.
A vereadora Fátima Santiago (PP), presidente da Comissão Permanente de Orçamento da Casa e relatora do projeto da LOA, afirmou que a matéria seguiu todos os trâmites até chegar ao momento de votação em Plenário, apesar da necessidade de aprovação com rapidez. “Foi um trabalho exaustivo, porém muito gratificante”, disse ela.
Segundo o líder do governo, vereador Eduardo Canuto (PV), ”o sentimento do Executivo é de gratidão a toda a bancada e, em especial, à mesa diretora pela aprovação de todas as matérias encaminhadas ao longo do ano”.
Já a vereadora Heloísa Helena (Rede) destacou a realização das audiências públicas como fato marcante do ano. “Foram momentos importantes que possibilitaram a discussão aprofundada de temas importantes para a população”, afirmou.
O esforço da Câmara para a aprovação do orçamento de 2016 foi destacado pelo vereador Wilson Jr, como mais uma ação em um ano bastante produtivo. “A Câmara está de parabéns, porque deu exemplos de objetividade”, disse ele.
Para o vereador Galba Netto (PMDB), segundo secretário da Casa, o ano de 2015 colocou a Câmara em destaque, diante das medidas adotadas pela mesa diretora, visando a transparência do Poder Legislativo e estreitando a relação como os maceioenses. “Mais do que nunca, fomos ao longo do ano, um canal importante para os moradores de todos os bairros de Maceió, que buscam e reivindicam uma cidade melhor, através de ações concretas do Poder Público. Em nossas ações, pudemos transformar esse anseio em projetos e requerimentos que foram aprovados pela Casa”, destacou.