Policiais Civis da 168ª DP (Rio Claro) confirmaram nesta madrugada (21) que o prefeito de Rio Claro, Raul Fonseca Machado (PSD), de 59 anos, foi assassinado em seu sítio, localizado no bairro Graminha, às margens da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155), que liga Barra Mansa a Angra dos Reis.
As primeiras informações dão conta de que Raul e sua esposa foram rendidos na noite de domingo (20), por quatro assaltantes armados e encapuzados. De acordo com a PM, ele teria reagido ao assalto e foi atingido no peito com um ou mais disparos.
Estela Reis Machado, mulher do prefeito, foi amarrada e trancada no banheiro. Segundo informações, a mulher teria quebrado a janela para sair da casa e chamado a polícia. O corpo do prefeito foi encontrado pelos PMs em um dos quartos da casa e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), de Volta Redonda.
Os bandidos fugiram levando dois carros do prefeito, um deles foi localizado na via Dutra, em Piraí. A suspeita até agora é de latrocínio (assalto seguido de morte).
O prefeito deixa, além da mulher, dois filhos. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o velório.
Ainda na madrugada, policiais de toda a região foram mobilizados para tentar prender os bandidos.