Após uma gigantesca campanha de marketing, o intenso debate online na China sobre “Star Wars – O Despertar da Força” sugere que o mais recente lançamento da saga deve bater recordes de bilheteria no segundo maior mercado mundial da indústria cinematográfica.
A China é crucial para que a primeira incursão da Walt Disney na série ganhe um lugar entre os maiores sucessos de todos os tempos. O filme, o sétimo de uma franquia de quase 40 anos de idade, superou “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” e estabeleceu novo recorde mundial de ganhos no fim de semana de estreia: 529 milhões de dólares.
A Disney teve que trabalhar duro para gerar esse frisson na China. Embora a franquia tenha sido lançada em 1977, um ano após o fim da Revolução Cultural e a morte do líder Mao Tsé-Tung, os filmes originais não foram exibidos nos cinemas até junho deste ano.
Contudo, após campanhas publicitárias que tiveram inclusive a participação de 500 stormtroopers na Grande Muralha da China e um pop star classificado como a versão chinesa de Justin Bieber, uma análise da Reuters na rede de microblog Sina Weibo mostra que “Guerra nas Estrelas” foi mencionado cerca de 700 mil vezes desde o início de dezembro, superando outros grandes lançamentos deste ano.
O sucesso online não garante que o mesmo vá acontecer nas bilheterias do filme, que estreia no “tapete vermelho” de Xangai no domingo e vai ser exibido ao grande público em 9 de janeiro.
Mas a alta curiosidade demonstrada na maior comunidade online do mundo pode ajudar o filme a desbancar sucessos como “Velozes & Furiosos 7”, o mais recente sucesso entre os chineses, e que arrecadou mais de 180 milhões de dólares em sua semana de estreia na China.
(Por Adam Jourdan e Lisa Richwine)