As tradicionais prévias carnavalescas, que animam os foliões maceioenses e turistas uma semana antes do carnaval, vão acontecer de forma reduzida este ano em função da crise econômica que assola o país. A Prefeitura de Maceió informou, por meio de nota, que não poderá contribuir financeiramente com a realização das pérvias, mas garantiu apoio aos organizadores do carnaval nos bairros da capital.
A informação preocupou os integrantes da Liga dos Promotores de Eventos Pré-Carnavalescos de Maceió. De acordo com o organizador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianelli, a Liga ainda não conseguiu uma audiência com o prefeito Rui Palmeira (PSDB) para discutir o assunto e, caso não consiga captar recurso com a iniciativa privada, festa será prejudicada. “Vimos o anúncio do prefeito ontem durante entrevista a uma TV dizendo que não há recursos para os nossos eventos. Já havíamos percebido que na programação cultural da prefeitura não constam as nossas prévias. Fazemos um evento com mais de dezesseis anos de tradição e desta vez não teremos o apoio da prefeitura. Estamos todos revoltados. Isso vai de encontro à política cultural anunciada pelo prefeito”, desabafou o organizador do Jaraguá Folia.
Além do Jaraguá Folia, outras prévias como o Pinto da Madrugada, Pecinhas e Seresteiros sofrerão mudanças na sua estrutura. “Nós usaríamos o aporte financeiro da prefeitura para ajudar blocos menores, pagando orquestras. Além disso, o Jaraguá Folia deverá ocorrer sem o boi, sem os blocos de afoxé – que ajudamos com transportes – e também sem os shows no palco da Praça Dois Leões. O Pinto da Madrugada já anunciou que não irá fazer o mungunzá e pode desfilar apenas com a banda principal”, explicou Ticianelli.
Ainda segundo a nota emitida pela Prefeitura, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) definiu que haverá oito núcleos de festividades, sendo um em cada Região Administrativa de Maceió. “O objetivo é estender a festa carnavalesca para toda a cidade e, para isso, a Fmac lançará Chamada Pública na próxima semana convocando instituições representativas dos bairros para apresentar suas propostas. Com a Chamada Pública e com a disseminação dos núcleos de festas carnavalescas em oito localidades, em cada uma das oito Regiões Administrativas de Maceió, a Prefeitura reafirma seu compromisso com o fomento a uma política cultural diversificada e abrangente, valorizando o carnaval nos bairros de nossa capital”, diz a nota.