Estado reafirma compromisso no avanço da oferta de emprego aos alagoanos

Agência AlagoasMercado de trabalho

Mercado de trabalho

Os resultados são expressivos e as conquistas podem ser vistas em diferentes segmentos na geração de oferta de emprego e renda aos alagoanos. Desde o inicio da gestão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho Emprego (Sete), assumiu o compromisso de potencializar o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho por meio de ações de incentivo e captação de vagas disponibilizadas pela rede Sine em Alagoas.

Em entrevista a rádio Gazeta Manhã, nesta terça-feira (5), o secretário de Trabalho Emprego, Rafael Brito fez um balanço das atividades no ano de 2015 e apresentou as propostas da pasta para os próximos períodos.

O crescimento dos postos de atendimento, o número de vagas oferecidas, preenchimento de cargos, assim como o aumento nos serviços executados e os programas de inclusão paralelamente desenvolvidos pela secretaria foram alguns dos pontos destacados.

Com a ampliação de 12 para 18 postos de atendimento no Estado, a rede Sine conseguiu fomentar suas atividades a exemplo da emissão de carteiras de trabalho, que subiu de 10 mil para 16 mil unidades apenas em 2015. Ainda de acordo com Rafael Brito, a confiança do empresário no trabalho no Sistema Nacional de Emprego foi um fator determinante para o avanço da captação de vagas oferecidas em Alagoas através do Sine.

“Ao fazermos uma retrospectiva das ações da Sete neste primeiro ano de gestão podemos comemorar grandes mudanças no setor. Saltamos de 18.500 para 23.565 vagas captadas; o preenchimento de cargos pelos alagoanos também cresceu, subindo de 10 mil para 14.353 em relação ao ano de 2014. Isso comprova que conseguimos fazer mais com muito menos, precisamos cortar recursos, mas intensificamos nossos trabalhos junto ao cidadão”, avalia o secretário.

Atendimento humanizado

Outra transformação realizada em 2015 foi em relação à conduta estabelecida durante os atendimentos à população. A proposta foi introduzir um serviço mais humanizado, ativo e otimizado, que atraísse ainda mais a confiança dos empresários e, sobretudo, dos alagoanos. Não foram poucas as modificações. Aliada à qualificação dos profissionais, a Sete investiu também na ampla divulgação das atividades oferecidas pela rede Sine em todo o Estado.

“No ano de 2015, foram contratadas com carteira de trabalho formal no Estado mais de 145 mil pessoas entre substituição e novas vagas de emprego; desse total, o Sine participou da oferta de 23 mil cargos. A nossa meta até o final desta primeira gestão conquistar 50% de participação na geração destas vagas, colocando o Sine Alagoas na posição da rede mais relevante do país. Queremos dar mais esse exemplo para os outros estados”, ressalta Rafael Brito.

Inclusão Social

A reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho também tem sido uma das principais preocupações assumidas pelo Governo de Alagoas. Atualmente, o Estado opera com dois nichos: os reeducandos de sistema fechado e semiaberto.

Este segundo grupo, com projeto do reeducandos do regime semi-aberto, já garantiu a Alagoas a colocação de Estado que mais absorve mão-de-obra de reeducandos em todo o país, oferecendo vagas de emprego fixa para pelo menos 400 deles.

“Estes resultados permitem não apenas a redução de custo das empresas com contratos de mão-de-obra terceirizada, como também assegura maior inserção dos reeducandos no mercado de trabalho. Estas pessoas realizam atividades dos mais diversos tipos, isso gera mais oportunidade de qualificação e emprego. Isso sim é fazer a ressocialização”, evidencia Brito.

Novidades

Para 2016, a secretaria preparou uma importante novidade nas ações executadas pelo programa do Ônibus do Trabalho e Emprego. Uma vez reativado, além de possibilitar a emissão de carteiras de trabalho para os cidadãos que vivem em locais mais afastados do Estado, o ônibus vai viajar com oito cursos rápidos de capacitação e qualificação para toda a comunidade. O projeto tem previsão para dar inicio às atividades em maio deste ano.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário